segunda-feira, 9 de maio de 2016

A Filha do Capitão: José Rodrigues dos Santos


A Filha do Capitão
Título: A Filha do Capitão
Autor: José Rodrigues dos Santos
Editora: Gradiva
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Já há alguns anos que este livro me tinha sido sugerido como sendo o melhor livro do autor e por isso tinha as expectativas muito elevadas.
Vamos acompanhando o crescimento e formação de Afonso Brandão, em Portugal, e de Àgnes em França, o que tornou o início do livro interessante, pois observamos as diferenças entre Portugal e França. Gostei particularmente da descrição de Àgnes refere à exposição de Paris.
No entanto, e apesar deste ponto de interesse, tive alguma dificuldade com a primeira parte do livro. Para mim, José Rodrigues dos Santos alongou-se um pouco demais, com inúmeras conversas sobre religião, futebol e a vida no exército. Percebo que são importantes para a formação da personagem, mas também para contextualizar melhor a época, mas julgo que poderia ter sido um pouco mais abreviada.
A partir da segunda parte, com a mobilização das tropas portuguesas para França para a 1ª Guerra Mundial, achei a história mais interessante e muito real com as descrições das trinchas e da guerra. Que me lembre, foi o primeiro livro que li passado nesta altura e achei fantástico e que cumpriu o objectivo de ficar a saber um pouco mais sobre este período. Cativou-me bastante as descrições, relatos e personagens das trinchas.
Apesar de existir um romance, este não é o foco principal do livro, mas serve como "apoio" da personagem principal e para trazer um pouquinho mais de drama.
A escrita de JRS é fluída, tornando os factos históricos presentes no enredo, bastante acessíveis aos leitores.
Apesar de ter achado a primeira parte um nadinha mais chata, cheguei ao fim a gostar bastante da história.


8 comentários:

  1. Fico contente por teres gostado. Concordo contigo em relação à primeira parte do livro, mas eu não me senti aborrecida :).
    Ainda bem que lhe deste uma oportunidade. Acho-o um dos melhores livros do autor, depois vem "O anjo branco". Já leste este? Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Mesmo tendo achado algumas partes mais aborrecidas, gostei bastante.
      Ainda não li esse, mas também o tenho nas estantes ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,

    Se a memória não me engana, li este livro no ano passado. Por acaso gosto de livros que andem em torno da 1ª e da 2ª Guerra Mundial, precisamente pelo retrato da época e, claro, pelo conteúdo histórico. Mas concordo quando dizes que o autor se alongou nas descrições e nas conversas sobre arte, religião etc... E por muito interessante que seja ler sobre a vida nas trincheiras, e as condições a que os portugueses em Flandres foram abandonados, alguns capítulos foram penosos de ler.

    Claro que no final gostei e já tenho recomendado a leitura, mas sim percebo o que queres dizer... Fiquei triste com o final e o rumo que a vida do Afonso levou :S

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,
      Por acaso a parte passada na guerra e nas trincheiras não me aborreceu tanto (apesar de também ter achado algumas partes mais dispensáveis), mas realmente tanto blá blá blá.
      O JRS deve receber ao "metro" lol
      Sim, também não gostei da forma como as coisas correram ao Afonso.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá, Tita,
    Também gostei do livro. Acho que a pesquisa foi muito bem feita para a contextualização, mas tb achei muito extensa. Não quero ser má para o autor, mas por vezes tive a sensação de que preferia mostrar ao leitor como se tinha debruçado tanto sobre o tema do que escrever um romance. Acho que há outras formas de passar informação histórica... Por acaso, as passagens que tenho mais presentes são mesmo as das trincheiras, de tão perturbadoras que são, e ao mesmo tempo humanas. A parte sobre o Dia de Natal (ou a véspera) então, ia deixando-me com lágrimas nos olhos.

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      E essa informação extensa é algo que o autor repete nos seus livros e sim concordo contigo, acho que é para mostrar a sua investigação.
      Achei as cenas passadas nas trincheiras muito reais e sim, que nos causam impacto.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Tita
    Ainda bem que gostaste :)
    Quero muito ler os livros do autor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Sim, mesmo tendo muitas expectativas e ter achado algumas partes mais maçudas, foi uma boa leitura.
      Eu tenho mais quantos dele, na estante, por ler =P
      Beijinhos

      Eliminar