terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Seriously... I'm Kidding: Ellen DeGeneres


Seriously... I'm Kidding

Título: Seriously... I'm Kidding
Autor: Ellen DeGeneres
Classificação: 4 Estrelas

(Audiobook)

Ficha do Goodreads aqui

Adoro ver o programa da Ellen, na SIC Mulher, apesar de serem episódios antigos e por isso tinha muita curiosidade em ouvir o seu audiobook, narrado pela própria apresentadora.
É certo que não costumo ouvir audiobooks, julgo que este foi o terceiro que consegui ouvir até ao fim, mas gostei muito. Principalmente por ter sido a própria Ellen a lê-nos o livro, ou melhor, é quase como se a Ellen estivesse a falar directamente connosco. São vários os temas abordados, uns mais sérios, outros mais estranhos, coisas do dia-a-dia, mas sempre com o seu tom humorístico habitual.
Foram 3 horas que passaram um instante, num registo leve e divertido.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Filme: Finding Dory


Ficha do IMDb aqui

Um ano após ajudar Marlin a reencontrar seu filho Nemo, Dory tem lembra-se da sua família e decide fazer de tudo para reencontrá-los. Pelo caminho reencontra alguns antigos amigos mas também humanos.


Desde que ouvi falar no filme que tinha muito vontade de o ver, afinal de contas gostei bastante do Nemo.

Foi um filme muito engraçado, afinal de contas Dory é Dory. E o polvo Hank é também uma grande personagem.
Muito interessante os fragmentos de memória da Dory, com pequenas lembranças sobre a sua família e casa. Com tantas peripécias, tanto de Dory mas também de Marlin e Nemo, que a vão tentar ajudar.
Além de divertido é também um filme com cenas mais emotivas, que nos deixam de "lagrimita no olho".
Gostei bastante!


sábado, 28 de janeiro de 2017

Série: Stranger Things


Ficha do IMDb aqui

Já há uns meses que ouvia falar bem de Stranger Things e finalmente decidi dar-lhe uma oportunidade.

Passada numa pequena localidade, em 1983, conta-nos a história de um miúdo que, após ter estado a jogar Dungeons and Dragons com os seus 3 amigos, desaparece misteriosamente enquanto regressava a casa. Enquanto a polícia investiga, os amigos decidem também procurar Will, e deparam-se com uma menina muito estranha. E temos também coisas muito estranhas e o envolvimento de uma agência governamental.


Assim que comecei a ver o primeiro episódio, lembrei-me logo do filme de 2011, Super 8, que também trazia até nós, o ambiente dos anos 80.
Quando comecei a ver a série, tinha a ideia de ver um ou dois episódios por dia, mas posso-vos dizer, que assim que um episódio terminava, tinha que ver logo o próximo. E acabei por ver os oito episódio num único dia.
Achei todo o enredo super interessante, quer desde ao desaparecimento de Will e a misteriosa Eleven, mas também, o desespero de uma mãe em ter o filho desaparecido, o chefe da polícia que sofre com a morte da sua filha, os dramas românticos dos adolescentes e ainda a agência governamental que está por envolvida nas "coisas estranhas, e que me recordou um pouco o ambiente vivido em Ficheiros Secretos.
Tenho que destacar as actuações da pequena Millie Bobby Brown (Eleven) e também de Winona Ryder que, para mim, desempenha na perfeição o desespero, quase loucura, de uma mãe em busca de respostas. Mas todas as personagens são importantes para a trama, tal como todos os episódios, sem "enche-chouriços".

A banda sonora é excelente, com inúmeras referências aos anos 80 e que nos levam atrás no tempo.

Num misto de ficção-científica, suspense e terror, foi uma série que me manteve colada ao ecrã. E apesar de estar já agendada, para este ano, uma segunda temporada, é uma história que termina no final da primeira temporada. Claro que existem algumas respostas por desvendar, mas a história principal, é finalizada.


Quem já viu, gostou?
Quem não viu, está curioso?

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Filmes: Saga Bourne



Identidade Desconhecida 
Ficha do IMBd aqui

Um desconhecido é resgatado, à beira da morte, por um barco de pesca, e com a ajuda de um médico, acaba por recuperar e tem apenas uma única pista, um chip que estava implantado na sua coxa e onde tem o número de uma conta de um banco de Zurique, na Suíça. No cofre, descobre que se chama Jason Bourne e que mora em Paris, mas também alguns passaportes falsos, uma pistola e uma grande quantia em dinheiro.
Acaba por ser perseguido, sem porquê mas percebe que tem instintos e habilidades de autodefesa e luta, além de saber vários idiomas. Na sua fuga, cruza-se com Marie Helena Kreutz, que está dificuldades financeiras, e que lhe paga para esta o levar até Paris. Mas aí, começa a fuga dos dois.

Supremacia
Ficha do IMBd aqui

Há 2 anos Jason Bourne achou que tinha deixado o seu passado para trás, e com a sua mulher Marie, vivem uma vida mais anónima. Até ao dia em que acaba por ser descoberto e Bourne vê-se envolvido em mais perseguições e a confrontar velhos inimigos.

Ultimato
Ficha do IMBd aqui

Jason Bourne tenta desaparecer mas um jornalista inglês especula sobre a sua existência e tem pistas para outro projecto, o Blackbriar, e que teve como base o Treadstone.


Estes três filmes seguem a mesma onda. São filmes que se podem enquadrar no género espionagem, cheios de acção e algum suspense. Numa busca incessante por resposta, num clima mais tenso e sempre com cenas de perseguições alucinantes.
Tenho a vaga ideia de na altura ter ido ao cinema ver o segundo filme mas já não me recordava da história e aproveitei que deram num canal e vi-os todos por ordem cronológica. Gostei dos três mas talvez tenha gostado um bocadinho mais deste terceiro filme pois acaba por responder a algumas pontas soltas.
Podem ser filmes previsíveis mas contam com algumas reviravoltas e entretêm-me bastante.



O Legado de Bourne
Ficha do IMBd aqui

Após Jason Bourne revelar publicamente o projecto Treadstone, Eric Byer é encarregado de apagar os rastros que possam incriminar o governo dos Estados Unidos neste e em outros projectos sigilosos. Um deles chama-se Outcome, um projecto que pretende suprimir a dor e aumentar a sensibilidade, inteligência e força de seus agentes através de remédios tomados periodicamente. Com o fim do Outcome, seus agente passam a ser eliminados a mando do próprio governo. Aaron Cross é um deles, mas consegue escapar sem que Byer perceba. Em busca de respostas, ele vai à casa da doutora Martha Shearing e acaba por a salvar de ser morta. Juntos, eles tentam arranjar maneira de sobreviver ao mesmo tempo em que Aaron, sem os seus remédios habituais, começa a sentir os efeitos colaterais da abstinência forçada.

Apesar de ser um filme pertencente a Bourne, não conta com a personagem principal, sendo uma história paralela com outro agente, num outro programa.
A fórmula é a mesma, sempre muita acção mas tenta adicionar uma componente mais romântica. Apesar de o ter achado mais fraco do que os filmes anteriores, Jeremy Renner é bastante competente e o filme acaba por valer apenas pela sua prestação.
No entanto, senti que este filme não trazia nada para a saga.


Jason Bourne
Ficha do IMBd aqui

Após alguns anos, Jason Bourne é contactado por Nicky Parsons, que diz ter novas informações sobre o seu passado. Mas, uma vez mais, a CIA tenta controlar os "danos" e desta vez, Heather Lee tenta trazer Bourne para a agência.

O tipo de filme mantém-se o mesmo, com muita acção e muitas perseguições, em que a história continua a girar em torno do passado de Jason Bourne.
É certo que até gosto deste género de filmes, mas julgo que Jason Bourne já foi demasiado explorado, apesar de termos ficado a saber mais sobre o seu passado.
Vê-se mas, verdade seja dita, acho que já chega.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Os Anagramas de Varsóvia: Richard Zimler


Os Anagramas de Varsóvia
Título: Os Anagramas de Varsóvia
Autor: Richard Zimler
Editora: Porto Editora
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Em 1940, os nazis colocaram os judeus num gueto em Varsóvia. Erik Cohen, um velho psiquiatra judeu, muda-se para o apartamento da sua sobrinha e do seu sobrinho-neto de nove anos, Adam. Um dia, Adam desaparece e o seu corpo, mutilado, só aparece na manhã seguinte, no arame farpado do muro do gueto. Erik decide tentar descobrir o culpado e eis que fica a saber que já tinha sido encontrado, um outro corpo, também mutilado, e juntamente com o seus amigo Izzy, vão investigando o mistério. Terão sido os nazis, ou algum judeu?
Esta história é mais do que uma história sobre a 2ª Guerra Mundial e o holocausto. Temos não só, algumas informações sobre a vida no gueto de Varsóvia e no campo de concentração, mas também uma história de mistério e suspense.
A escrita de Richard Zimler é bem vivida, com descrições que nos permitem visualizar o próprio gueto, as suas condições e sentir as emoções das nossas personagens.
Gostei bastante da história, quer da parte histórica, mas principalmente pela parte mais policial e de mistério. As descrições tornam-se cruas e até duras, que nos transmite a dureza da vida diária no gueto.
A única coisa que não funcionou muito bem comigo, foram as notas de rodapé. São interessantes sim, mas serviram-me para me baralhar um pouco e não importantes para o enredo principal.

Um policial histórico que nos mantêm agarrados até ao fim.


Livro lido para os projectos #LeiturasdoholocaustoII e #Hol72

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Livro e Filme: O Leitor

O Livro

O Leitor
Título: O Leitor
Autor: Bernhard Schlink
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este era daqueles livro que não tinha grande curiosidade em ler mas aqui há uns tempos vi a opinião da Dora e despertou-me algum interesse.
Michael Berg é uma jovem de 15 anos que inicia uma relação com Hanna Schmitz, 21 anos mais velha. Ao longo desta relação, criam um ritual: primeiro tomam banho, depois Michael lê para Hanna e por fim fazem sexo. Mas esta relação, termina abrupta, quando Hanna desaparece subitamente.
Passado alguns anos, Michael está a acompanhar um julgamento de ex-guardas, femininas, dos campos de concentração e eis que uma das mulheres é Hanna.
Para já, não considero que seja uma história de amor. Vi Hanna como uma mulher fria e manipuladora, que se aproveitou de um jovem, que acabou por marcar a vida de Michael. É certo que achei que Michael amava Hanna e que, na altura, sentiu-se mais confiante. E fiquei com a sensação que esta relação lhe causou alguns danos emocionais. Achei ainda o segredo de Hanna demasiado previsível.
Gostei do tipo de escrita, muito pessoal e sentimental. A forma como Michael nos dá a conhecer as suas emoções, como nos descreve o que lhe acontece. Mas realmente, em termos de história, não me agradou.
Julguei que fosse um livro que falasse mais sobre o holocausto, nomeadamente do ponto de vista alemão e dos guardas, mas achei também que abordou o assunto de forma muito superficial. Percebo que o objectivo foi explorar a relação da Hanna e do Michael, mas poderia ter sido um assunto mais desenvolvida.
Apesar de ser um livro pequeno e que se lê rapidamente, ao longo de praticamente toda a história, não senti qualquer emoção, apenas o final me surpreendeu.


Livro lido para os projectos #LeiturasdoholocaustoII e #Hol72




O Filme



Ficha do IMBd aqui

Depois de ter lido o livro resolvi ver o filme pois tinha a sensação que seria um daqueles exemplos que resultaria melhor do que em livro.


Muito fiel ao livro, mas que explora mais o Michael adulto, nomeadamente a relação sua com a filha.
Uma actuação fantástica de Kate Winselt que se entrega de corpo e alma, brilhando em todas as cenas.
Mesmo já conhecendo a história, consegui sentir mais emoção no filme.
Gostei muito mais do filme, quer da forma como o julgamento foi representado e todas as questões levantadas, como também das cenas das cassetes que Hanna recebe, e a sua aprendizagem.

Um excelente exemplo em que o filme é melhor do que o livro.


Filme visto para o projecto #Hol72

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Documentário: Porque Morreu Inês de Castro



Para o projecto Historiquices (#Historiquices), a personalidade do mês de Janeiro é Inês de Castro.
Como não consegui arranjar nenhum livro sobre Inês de Castro, resolvi seguir uma das sugestões da Miúda Geek e vi o documentário Porque Morreu Inês de Castro  do programa Histórias que o Tempo Apagou do prof. José Hermano Saraiva.

Neste episódio conta-nos a história de Inês de Castro, e explica-nos as razões que levaram ao seu assassinato. É um documentário interessante e acessível, que explora as teorias em torno da figura de Inês de Castro.
Fiquei ainda com mais curiosidade de conhecer os locais referidos, como também a Quinta das Lágrimas.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O Escultor: Carina Rosa


O Escultor
Título: O Escultor
Autor: Carina Rosa
Editora: Coolbooks
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Tinha muitas expectativas com este novo livro da Carina Rosa, pois tenho acompanhado o seu trabalho com bastante interesse. E sendo este um livro, que se estava classificado como thriller, a curiosidade ainda era maior, pois gostava também de perceber como é que a Carina se tinha comportado num registo mais afastado dos romances românticos. Mas, e tal como a sinopse refere... "O escultor é um thriller tão obscuro quanto inesperadamente romântico." Por isso, esperava também algum romance.

Mariana é uma galerista de sucesso e que vive para o trabalho mas,após uma exposição, encontra um bilhete anónimo, a ameaça-la e também a sua colega de casa, Alice. Mariana acaba por não dar importância às mensagens do Escultor, até ao dia em que Alice é raptada. Paralelamente, Mariana sofre também uma experiência traumática, que vai tentar esconder a todo o custo.
Temos também Pedro, um escultor e antigo professor de Mariana e para o qual esta trabalha e ainda André, o inspector da PJ que está encarregue dos casos de mulheres loiras, que desaparecem misteriosamente, como também do caso de Alice.

A história inicia-se com um capítulo muito intenso e que nos deixa logo muito curiosos. No entanto, senti que a história tinha romance e algumas cenas eróticas, desnecessárias pois acabo por preferir livros menos românticos. Confesso também, que a dinâmica do par romântico, Mariana e André, também não me convenceu, pareceu-me uma aproximação algo forçada e apenas uma atracção física. Para mim, teria funcionado melhor se André tivesse sido apenas o papel de investigador.
No que respeita a personagens, excepto a do Escultor, nenhuma das outras me cativou, nem as masculinas. Não gostei particularmente de Mariana, nem percebi muito bem o porquê de esconder à polícia o que lhe tinha acontecido, nem algumas das suas atitudes. Achei interessante a relação de amizade entre Mariana e Alice, e em como duas personalidades tão diferentes conseguem criar um forte elo.
Mas, o ponto forte é, sem dúvida, o "Escultor" que para mim, é a melhor personagem do livro. A sua loucura, a sua obsessão, a forma como nos consegue, a nós leitores, fazer sentir medo. Uma mente doentia.

Infelizmente as minhas suspeitas confirmaram-se demasiado cedo e julgo que a história teria ficado a ganhar, se a autora tivesse mantido o suspense, em torno do Escultor, mais até ao final. Mas mesmo assim, foi uma leitura muito boa, principalmente nos capítulos dedicados ao Escultor, que nos consegue fazer suster a respiração e arrepiar com o seu comportamento e lado negro.

Um thriller romântico e que recomendo para quem gosta, quer de histórias mais negras mas também de romance.



Carina Rosa é uma jovem autora portuguesa com muito potencial, e que ao longo dos seus livros e contos, nos tem mostrado, que apesar de preferir histórias românticas, gosta de ir experimentando outros géneros.
Para quando um livro sem romance, um verdadeiro thriller, como já tivemos um "cheirinho" no conto Olhos de Vidro; e também um romance histórico? Fica o "desafio" ;)

sábado, 21 de janeiro de 2017

8 Anos



Incrível como já se passaram 8 anos desde que criei o blogue.

Muito obrigada por estarem desse lado =)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Nos Braços do Vagabundo: Letícia Brito


Nos Braços do Vagabundo
Título: Nos Braços do Vagabundo
Autor: Letícia Brito
Editora: Chiado Editora
Classificação: 3,5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Fui contactada pela autora, Letícia Brito, pela página de facebook do blogue, que questionou a minha disponibilidade para ler o seu livro, e muito gentilmente cedeu-me o pdf para eu poder ler e opinar sobre ele.

Esta é a história de Sofia, uma jovem jornalista, de 23 anos, que o termino do namoro com Francisco cai numa depressão. Ao longo do livro, vamos conhecendo os vários fantasmas desta jovem.
Sofia tinha-se ligado demasiado a Francisco, talvez pela perda precoce do seu pai e, com o fim da relação, sente que a sua vida não faz sentido.
Gostei bastante do tema do livro, a depressão causada pela perda de um grande amor. A angustia. O medo. O negro com que se vê a vida. Como as coisas não fazem sentido. É um tema bem interessante e que merece mais destaque na nossa sociedade. E, pessoalmente, é um tema que me diz bastante pois conheço alguém que teve uma depressão/esgotamento por causa de um divórcio bem complicado.
Com uma escrita bastante introspectiva e emocional, com poucos diálogos, que aliada a uma história mais intensa, conseguimos sentir o desespero que se apodera de Sofia.
Não fiquei particularmente convencida com o final escolhido, mais por uma questão de gosto pessoal do que por outra coisa, mas compreendo a opção da Letícia e gostei da explicação que deu na nota final.
Gostaria também que a autora tivesse explorado um pouco mais do bullying que Sofia sofreu, como também a perda do seu pai, isto é, gostaria de ter um pouco mais de cenas do passado a retratarem melhor estas fases.
Foram estes aspectos, relacionados com o final, que me fizeram não atribuir as 4 estrelas, mas sinto que é melhor do que apenas um 3.

Foi uma leitura bastante interessante, sobre um tema muito importante e actual, mas que acaba ainda por ser "escondido" na sociedade. Um livro que merece que lhe dêem uma oportunidade.


Nota: Este pdf deste livro foi-me disponibilizado pela autora, em troca de uma opinião honesta.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

O Herói das Eras: Brandon Sanderson


O Herói das Eras - Parte I (Mistborn #3, 1/2)
Título: O Herói das Eras - Parte I
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 5 Estrelas

Ficha da Saída de Emergência aqui

Um ano após os acontecimentos finais d'O Poço da Ascensão percebemos que o poder libertado por Vin está a provocar danos e a causar a destruição do mundo e vamos acompanhando as tentativas de Vin e Elend de tentarem derrotar Ruína.
Uma vez mais, Brandon Sanderson deixa-nos agarrados à história, desta vez passada longe de Luthadel e conhecendo outras personagens e aprofundando o nosso conhecimentos sobre outras já nossas conhecidas.
Foi interessante saber mais sobre os kandra, os colossos e os inquisidores do aço. As várias formas de obtenção de poder e como se conjugam. Os debates sobre religião e fé, ou falta dela, através de Sazed, dão ainda mais profundidade e interesse aos livros.
Muito interessante é também a forma como o autor foi abordando o tema de religião e da fé, mas que me cativou bastante.
Os personagens continuam a ser um dos pontos fortes de Mistborn. Personagens com medos, inseguranças mas que vão crescendo e mostrando o seu valor. Elend, Susto, Sazed e TenSoon são algumas das boas surpresas.
O enredo é fabuloso, com os nossos personagens a tentarem combater o que parece mais poderoso que eles e com tantos perigos. Qual será o desfecho?

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.



O Herói das Eras - Parte II (Mistborn #3, 2/2)
Título: O Herói das Eras - Parte II
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 5 Estrelas


Ficha da Saída de Emergência aqui


Depois do fim da primeira parte tive logo que pegar na continuação, tal é o poder de Mistborn.
E o que dizer?
OMG!!!
Ainda nem acredito!
Fabuloso!

Um livro onde todas as peças encaixam e onde temos acessos às respostas que tanto procurávamos.
O derradeiro desfecho. Um final absolutamente surpreendente e que me apanhou totalmente desprevenida.
Um final com um sabor agridoce, pois se por um lado me deixou triste e chocada, por outro é um final que permite esperança e o sentimento de que agora as personagens podem refazer as suas vidas.

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.


Faltam-me palavras para descrever todo o turbilhão de emoções que senti ao ler os livros Mistborn/Nascida nas Brumas.
Brandon Sanderson é genial na forma como construiu o mundo e esta sociedade; na originalidade do sistema de magia/poder; no próprio enredo, sempre muito interessante e cativante; e nas próprias personagens, que são tão "humanas", com as suas dúvidas, mas que se vão ganhando destaque e afirmando o seu papel.
A escrita é bastante simples e vem provar que não é necessário tem uma escrita demasiado trabalhada, para se ser um excelente escritor e criar uma história fabulosa.
Há tanto tempo que uma série de fantasia não me prendia tanto, que não me fazia temer pelos seus personagens. Adorei completamente e, apesar de só ter lido agora, fico contente por ter tido a possibilidade de ler os livros com pouco tempo de intervalo.
Apesar de ter demorado um pouquinho a entrar na história de Império Final, depressa me senti "dependente" das personagens e estava sempre na expectativa do que iria acontecer. Sendo que foram livros que li compulsivamente. Talvez a designação mais correcta seja... devorar! São livros que vou querer reler, mais calmamente.


Já estão convencidos a dar uma oportunidade a Mistborn/Nascida nas Brumas?

Eu sei que a opinião destes dois últimos livros é muito "pobre", mas torna-se bem complicado expor todos os sentimentos sem entrar em demasiados detalhes e spoilers.
Por isso, e como foi uma trilogia que adorei completamente, resolvi fazer um vídeo a falar sobre Mistborn/Nascida nas Brumas, para vos tentar incentivar a ler estes livros absolutamente fabulosos. Podem ver o vídeo aqui .

Todos os que gostam de fantasia/fantástico, leiam Mistborn/Nascida nas Brumas porque vale muito mas muito a pena. São livros fabulosos e acreditem, não se irão arrepender.
Super recomendo!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Criar Conteúdos Gráficos


Hoje venho partilhar convosco um programa/aplicação que tenho usado para criar conteúdos gráficos, principalmente as miniaturas dos vídeos do Youtube.



Apresento-vos o Canva, uma ferramenta muito completa, online e grátis.

Canva é uma ferramentas que permite criar diversos conteúdos gráficos, e muito fácil de usar.

Tem imensos modelos e opções de imagens, apesar de alguns dos conteúdos poderem ter um custo de 1$, mas estão devidamente identificados.

Eu, que sou uma naba, tenho usado sempre para fazer as miniaturas dos meus vídeos, e também para algumas imagens.
Mas, o Canva tem várias opções que vão deste imagens para as diversas redes sociais, cartões de visita, convites, capas para ebooks, panfletos, etc.



Algumas Vantagens do Canva:

  • Online
  • Gratuito
  • Fácil de usar
  • Permite fazer upload de imagens nossas




Façam o vosso registo em Canva e experimentem a ferramenta. Afinal de contas, é grátis e não perdem nada em experimentar =)


Já conheciam o Canva? Ficaram curiosos?

Eu quero ver, de vez em quando, se faço uma ou outra publicação a falar um pouco sobre algumas das ferramentas/aplicações que costumo usar e que acho práticas. O que acham da ideia?


Nota: Esta publicação não é uma publicação patrocinada, pretende apenas dar a conhecer uma ferramenta que uso e acho bastante interessante para quem tem blogue ou canal de youtube. 

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Filme: A Lista de Schindler


Ficha do IMBd aqui


Esta é a história de Oskar Schindler, um homem que é um oportunista, sedutor, simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazi, e que até era membro do próprio Partido Nazista. E em plena 2ª Guerra Mundial, adquire uma fábrica para produzir panelas para o exército e contratou judeus para serem seu trabalhadores, pois era a mão-de-obra mas barata. Esta decisão, que inicialmente foi movida por ambição de conseguir os maiores lucros, com o tempo, percebe-se que Schindler era um bom homem e que queria ajudar o máximo de judeus possíveis.

Há tantos anos que queria ver este filme e finalmente arranjei coragem para o ver.
Que filme espectacular, magnífico! Um filme bem dramático e que nos mostra, de forma fria, as barbaridades que foram feitas. As cenas no gueto e no próprio campo, são bem duras e impressionam bastante, que nos mostra toda a frieza e crueldade do ser humano que se julga superior a outros.
E a fotografia? Excelente! A preto-e-branco, mas com umas pouquinhas cenas coloridas, que se tornam marcantes. E uma banda sonora, que por acaso já conhecia, linda e tocante.
Faltam-me palavras para falar deste excelente filme! Um filme que apesar de ter 3 horas, não é nada cansativo mas sim um filme tocante.
Excelente! Magnífico! Extraordinário! Inesquecível!


Filme visto para o projecto #hol72

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Filme: Her


Ficha do IMBd aqui


Theodore é um escritor de cartas solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador, um sistema de inteligência artificial e que simula uma pessoa. Theodore acaba por se apaixonar pela voz deste programa informático, estabelecendo-se uma relação amorosa entre ambos.

Uma história que nos dá uma visão quase futurista com a evolução tecnológica e como nos agarramos e acabamos por depender de tanta tecnologia, quase sem nos apercebermos.
Joaquin Phoenix está fabuloso. Um personagem que é simples e quase que apagado na sociedade e que nos mostra a sua solidão. Retrata também o amor, nas suas diversas fases.
Apesar de ser um filme algo parado, quase só diálogos mas não achei que fosse cansativo.
Um filme algo diferente, melancólico mas belo.

sábado, 14 de janeiro de 2017

Filme: O Excêntrico Mortdecai


Ficha do IMBd aqui


Um filme que deu na SIC, no último dia do ano de 2016 e aproveitei para o ver num dia, durante a semana, para descontrair.

Mortdecai é um conhecido negociador de arte, casado com Johanna e tendo Jock como seu fiel criado, ele passa por dificuldades financeiras que o obrigam a vender algumas das preciosidades que mantém em casa. O inspector Martland, aproveitando esta crise financeira, pede a ajuda de Mortdecai para resolver o assassinato de uma restauradora de quadros, na expectativa de que a sua dívida com o governo seja perdoada.

Este é um filme cómico, algo cliché mas que cumpriu o seu objectivo de me manter distraída.
Achei a história engraçada e divertida, com um rumo de acção, e com algumas cenas bem disparatadas. A interacção de Johnny Depp e Paul Bettany, como Mortdecai e Jock, é engraçada e desastrosa, com momentos "a James Bond cómico". E que para mim, foram os melhores momentos do filme.
Quanto à interacção entre Gwyneth Paltrow e Ewan McGregor achei algo fracota, principalmente a parte de romance platónico .
Um bom filme para se ver num dia para descontrair e rir um bocado.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Mini-série: And Then They Were None


Ficha do IMBd aqui


Apesar do título da mini-série em Portugal ter ficado Convite para a Morte, é a adaptação do livro As Dez Figuras Negras de Agatha Christie, um dos meus livros preferidos da autora.
Desde que ouvi falar nesta adaptação que tinha muita curiosidade, e aproveitei que deu na Passagem de Ano no canal Fox Crime, para ver durante a semana.

Oito desconhecidos são convidados pelos casal U.N. Owen, para a Soldier Island. Lá, completamente isolados, são recebidos pelo casal de criados Rogers e onde na primeira noite, todos são acusados de terem cometido um crime. À medida que o tempo passa, um a um dos desconhecidos começam a morrer, e em que umas figuras vão desaparecendo misteriosamente, criando a dúvida e desconfiança entre os sobreviventes.

Confesso que já não me recordava da história, nem sequer do culpado, mas adorei a série. Uma história cheia de suspense e mistério.
Adorei a caracterização da ilha, com aquele ar deserto e isolado. Todo o clima de suspeita e desconfiança que surge à medida que as personagens começam a aparecer mortas. O guarda-roupa.
Adorei tudo!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

É isto um homem?: Primo Levi

É isto um homem?
Título: É isto um homem?
Autor: Primo Levi
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este era daqueles livros sobre o Holocausto que tinha mais curiosidade em ler. No entanto, não posso dizer que correspondeu totalmente às minhas expectativas. É interessante sim, mas não me emocionou como eu esperava.
Num relato pessoal, Primo Levi conta-nos o que lhe aconteceu a caminho de Auschwitz e a sua vida no campo. Mas senti um certo desprendimento, e talvez frieza no relato.
É certo que é um relato real de um período bem dramático e em condições degradantes mas, não me conseguiu emocionar. Não sei se foi por o ter lido logo após a um livro que mexeu comigo (Os Bebês de Auschwitz) mas, apesar de ser um livro interessante, como praticamente todos os livros sobre o Holocausto, não me arrebatou como esperava, principalmente pelo tom do relato. Com um relato mais distante e frio, que quase parece um documentário e não uma história pessoal.
Foi um livro que, apesar de não me ter tocado, gostei e acho importante ser lido.


Livro lido para os projectos #LeiturasdoholocaustoII e #Hol72

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Os Bebês de Auschwitz: Wendy Holden

Os Bebês de Auschwitz
Título: Os Bebês de Auschwitz
Autor: Wendy Holden
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este livro relata as histórias verídicas de Priska, Rachel e Hanka, que em 1944 chegaram a Auschwitz e que mesmo tendo sido examinadas pelo Dr. Mengele, conseguem esconder as suas gravidezes e fizeram tudo por tudo para sobreviver e salvarem os seus bebés.
Um livro bem interessante, com uma investigação muito bem construída e que vai intercalando a vida destas três mulheres.
Relatos de sobrevivência, e em como estas três mulheres, que apesar de estarem no mesmo campo, não se terem conhecidos pessoalmente, e tiveram percursos muito similares. Como é que em condições tão, mas tão duras, estas mulheres conseguiram manter as gravidezes e terem bebés-milagres.
Por várias vezes, tive que parar a leitura e respirar fundo, pois tem partes que nos impressiona e mexe connosco.
A autora, além de nos contar as histórias destas três mulheres, conta-nos também o crescimento e encontro destes bebés, já adultos, Eva, Mark e Hana.
Um livro que recomendo.


Livro lido para os projectos #LeiturasdoholocaustoII e #Hol72

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A mala de Hana - Uma História Real: Karen Levine


A mala de Hana - Uma História Real
Título: A mala de Hana - Uma História Real
Autor: Karen Levine
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este é um bom exemplo de como um livro pequeno pode ser interessante e ainda por cima é um relato de uma história real.
A história desenrola-se em dois tempo: a história de uma menina judia, Hana Brady, durante a 2ª Guerra Mundial; e uma professora japonesa e um grupo de crianças que são sensibilizadas para o Holocausto.
Vamos acompanhando então, no Japão, os esforços da professora, que após ter conseguido alguns itens da 2ª Guerra Mundial, entre os quais uma mala - a mala de Hana - para descobrir tudo sobre Hana Brady.
Acaba por ser um livro um pouco "mais leve" dentro da temática do Holocausto, mas mesmo assim vamos percebendo as consequências para Hana e sua família.
Foi muito interessante perceber a importância que os "Pequenas Asas" (nome do grupo das crianças japonesas) dão ao Holocausto e como tentam sensibilizar outras crianças, e o modo como se sentem ligados a Hana.
Não vou mesmo entrar em mais detalhes pois é um livro pequeno mas que vale a pena ser lido.


Livro lido para os projectos #LeiturasdoholocaustoII e #Hol72

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Desafios Literários 2016

Em 2016 propus-me a uma série de desafios e como habitualmente, aqui está o registo completo dos mesmos.
Podem encontrar os links para as opiniões no 2016 Reading Challenge do Goodreads.

Desafios Anuais: (para irem para cada um dos desafios basta clicarem no link)
* 2016 Reading Challenge do Goodreads
* Desafio Leituras no Feminino
* Desafio Ler Autores Portugueses
* Desafio Mensal de 2016
* Desafio Volta ao Mundo em Livros
* Desafio Calhamaços em 2016
* Desafio Inverso
* Desafio de Clássicos
* Desafio TBR Pile 2016
* Um Ano com Agatha Christie

Desafios/Iniciativas Pontuais



Desafios Anuais

* 2016 Reading Challenge do Goodreads
Objectivo: 60 livros

Janeiro:
1 - D. Teresa: Isabel Stiwell
2 - Diário de Anne Frank: Anne Frank
3 - No Rasto de Anne Frank: Ernst Schnabel (opinião no post Diário de Anne Frank)
4 - Rubicão: Steven Saylor
5 - Tudo o que ele quiser: Sara Fawkes
6 - A Corporação Invisível: Luís Sítima e Hugo V. Costa
7 - 500 Erros Mais Comuns da Língua Portuguesa: Sandra Duarte Tavares
8 - Se Isto é Uma Mulher: Sarah Helm
9 - Anna Karenina: Leo Tolstoy
10 - Sétimo Segredo: Irving Wallace
11 - A Gaiola Dourada: Josephine Cox
12 - O Plano Infinito: Isabel Allende
13 - A Lua de Joana: Maria Teresa Maia Gonzalez

Fevereiro:
14 - When he was Wicked: Julia Quinn
15 - A Filha do Papa: Luís Miguel Rocha
16 - Atlas das Nuvens: David Mitchell
17 - A História de uma Serva: Margaret Atwood
18 - Desassossego da Liberdade: Vários Autores
19 - Graças e Desgraças na Corte de El-Rei Tadinho: Alice Vieira (Ver Mini-Opiniões #10)
20 - Chocolate à Chuva: Alice Vieira (Ver Mini-Opiniões #10)
21 - Ursula, a Maior: Alice Vieira (Ver Mini-Opiniões #10)
22 - Eu Bem Vi Nascer o Sol: Alice Vieira (Ver Mini-Opiniões #10)
23 - Por Perto: Martina Cole
24 - O Indesejado: Sarah Waters
25 - Doida Não e Não: Manuela Gonzaga
26 - Adeus às Armas: Ernest Hemingway
27 - Corrupção: Flávio Capuleto
28 - Os Três Casamentos de Camilla S.: Rosa Lobato de Faria
29 - Enciclopédia da Estória Universal #1 - Recolha de Alexandria: Afonso Cruz
30 - Enciclopédia da Estória Universal #2 - Arquivos de Dresner: Afonso Cruz

Março:
31 - Viver Depois de Ti: Jojo Moyes
32 - The Body in a Library: Agatha Christie
33 - Simplesmente Poesia: Luís Sequeira Lopes
34 - Mens Sana: Vários Autores
35 - Estranhos ao Luar: Jude Deveraux
36 - Beijo das Sombras: Laurel K. Hamilton
37 - Julieta: Anne Fortier
38 - A Catedral do Mar: Ildefonso Falcones
39 - O Que Fazem Mulheres: Camilo Castelo Branco
40 - Milagre: Deborah Smith
41 - A Linguagem das Pedras: Robert Carter
42 - A Arte de Matar Dragões: Ignacio del Valle
43 - O Fantasma da Ópera: Gaston Leroux
44 - Os Amores Proibidos de Suas Majestades: María Pilar Queralt del Hierro

Abril:
45 - Diz-me Quem Sou: Sophia Kinsella
46 - Os Fidalgos da Casa Mourisca: Júlio Dinis
47 - Acácia Ventos do Norte: David Anthony Durham
48 - A Morte de Ivan Ilitch: Leo Tolstoy
49 - O Grande Gatsby: F. Scott Fitzgerald
50 - A Contadora de Histórias: Jodi Picoult
51 - A Metamorfose / Carta ao Pai: Franz Kafka
52 - O Retrato de Dorian Gray: Oscar Wilde
53 - Vidas Suspensas: Rita Montez
54 - Noites Brancas: Fyodor Dostoyevsky
55 - A Cidade dos Deuses Selvagens: Isabel Allende
56 - Joana d'Arc: Michel de Grèce
57 - Quando Nietzsche Chorou: Irvin D. Yalom

Maio:
58 - A Filha do Capitão : José Rodrigues dos Santos
59 - Ausente na Primavera : Agatha Christie
60 - O Retiro : De L’Âme
61 - O Fiel Jardineiro : John le Carré
62 - Ninguém Escreve ao Coronel : Gabriel Garcia Marquez
63 - O Reino do Dragão de Ouro : Isabel Allende
64 - O Jogador : Fyodor Dostoyevsky
65 - O Planeta dos Dragões Vol 1: Anne McCaffrey Opinião dos 3 volumes
66 - O Planeta dos Dragões Vol 2: Anne McCaffrey
67 - O Planeta dos Dragões Vol 3: Anne McCaffrey
68 - Norte e Sul : Elizabeth Gaskell
69 - Nero : Vincent Cronin
70 - Os Conjurados de 1640 : Charles-Philippe D'Orléans

Junho:
71 - A Duquesa de Mântua : Joana Bouza Serrano
72 - A Casa Misteriosa : Marzia Bisognin
73 - No Bosque dos Pigmeus : Isabel Allende
74 - A Cor Púrpura : Alice Walker
75 - Um Mundo Sem Fim I : Ken Follett
76 - A Aventura no Vale: Enid Blyton
77 - Um Mundo Sem Fim II : Ken Follett
78 - Vamos Comprar um Poeta : Afonso Cruz
79 - The Kitchen Boy : Robert Alexander
80 - Marquesa de Alorna : Maria João Lopo de Carvalho
81 - A Cidade dos Anjos Caídos : John Berendt
82 - Na Penúria em Paris e em Londres : George Orwell
83 - Erro Crasso : Alexandra Batalha
84 - À Espera de Bojangles : Olivier Bourdeaut

Julho
85 - O Código da Morte: Lindsay Cummings
86 - A Memória da Chuva: Sandra Freitas
87 - Viagem ao passado romano na lusitânia: Lídia Fernandes
88 - A Tomada de Madrid: Mário Silva Carvalho
89 - A Rainha Predileta: Carolly Erickson
90 - Crime e Castigo: Fyodor Dostoyevsky
91 - A Herdeira: Elizabeth Adler
92 - Livro: José Luís Peixoto
93 - Vozes de Chernobyl: Svetlana Alexievich
94 - Aquele Inverno em Veneza: Daphne du Maurier
95 - The Graveyard Book: Neil Gaiman

Agosto
96 - Os Quatro Grandes: Agatha Christie
97 - O Pêndulo de Foucault: Umberto Eco
98 - O Segredo de Sophia: Susanna Kearsley
99 - A Invenção de Hugo Cabret: Brian Selznick
100 - Inferno: Dan Brown
101 - Encontro em Itália: Liliana Lavado
102 - Imperatriz Isabel de Portugal: Manuela Gonzaga
103 - Na Linha da Frente: Lawrence Block
104 - Inverno Russo: Daphne Kalotay
105 - Pipi Longstocking: Astrid Lindgren
106 - O Assassino Cego: Margaret Atwood
107 - 1822: Laurentino Gomes
108 - Névoa de Profecias: Steven Saylor

Setembro
109 - Gritos Silenciosos: Angela Marsons
110 - Segue o Coração - Não Olhes para Trás: Lesley Pearse
111 - Uma Casa de Família: Natasha Solomons
112 - Falar Bem, Escrever Melhor: Sandra Duarte Tavares
113 - O Silmarillion: J.R.R. Tolkien
114 - Catarina de Médicis: Jean-François Solnon (Opinião no Goodreads)
115 - Quem me Dera ser Onda: Manuel Rui
116 - Nunca Perdoar, Nunca Esquecer: Chelsea Cain
117 - Um Amor Morto: Carla Pinto Coelho
118 - A Ilha das Trevas: José Rodrigues dos Santos
119 - O Tango da Velha Guarda: Arturo Pérez-Reverte
120 - Até que o Amor me Mate: Maria João Lopo de Carvalho
121 - Os Filhos de Salazar: António Breda Carvalho

Outubro
122 - Meia-Noite e Dois: Stephen King
123 - Trechos Seleccionados das Lendas e Narrativas: Alexandre Herculano
124 - Inverno de Sombras: L.C. Lavado
125 - A Mulher de Branco: Wilkie Collins
126 - Sempre Vivemos no Castelo: Shirley Jackson
127 - A Célula Adormecida: Nuno Nepomuceno
128 - Um Erro Inocente: Dorothy Koomson
129 - Paula: Isabel Allende

Novembro
130 - As Primeiras Quinze Vidas de Harry August: Claire North
131 - Curiosidades do Vaticano: Luís Miguel Rocha
132 - Os Filhos dos Nazis: Tania Crasnianski
133 - As Trevas de Baltar: Henrique Anders
134 - O Conto da Ilha Desconhecida: José Saramago
135 - A Ira das Fúrias: Steven Saylor
136 - O Império Final: Brandon Sanderson
137 - Um Conto de Inverno: Trisha Ashley
138 - A Escultora: Minette Walters
139 - O Fim da Inocência 2: Francisco Salgueiro
140 - O Fim da Inocência 1: Francisco Salgueiro
141 - Ensaio Sobre a Cegueira: José Saramago
142 - Passado Imperfeito: Julian Fellowes
143 - Peónia Vermelha: André de Oliveira
144 - Personagens Malditas da História: André Canhoto Costa

Dezembro
145 - Uma Punhalada no Escuro: Lawrence Block https://o-prazer-das-coisas.blogspot.pt/2016/12/uma-punhalada-no-escuro-lawrence-block.html
146 - Um Caso Tipicamente Inglês: Elizabeth Edmondson
147 - Dewey: Um Gato Entre Livros: Vicki Myron
148 - O Estilete Assassino: Ken Follett
149 - O Poço da Ascenção: Brandon Sanderson
150 - Reencontro com o Amor: Luísa da Silva Diniz
151 - Desaparecido em Massília: Steven Saylor
152 - Letters from Father Christmas: J.R.R. Tolkien
153 - Harry Potter and the Cursed Child, Parts 1 & 2: J.K. Rowling, John Tiffany and Jack Thorne
154 - Contos de Natal: Charles Dickens
155 - O Miniaturista: Jessie Burton
156 - Não Digas Nada: Mary Kubica
157 - Justiça Cega: Hugo Pena
158 - Mrs. McGinty está Morta: Agatha Christie



* Desafio Leituras no Feminino

Podem saber mais informações e inscrições aqui.
Ler o máximo de livros escritos por autoras, sem qualquer tipo restrição de género literário.
Nível 1 – 1-20 Livros lidos de autoras
Nível 2 – 21-40 Livros lidos de autoras
Nível 3 – 41-60 Livros lidos de autoras
Nível 4 – +de 60 Livros lidos de autoras
Objectivo: Nível 3, com o objectivo de ler 41 a 60 livros escritos por mulheres.

Lista de leituras:
1 - D. Teresa: Isabel Stiwell
2 - Diário de Anne Frank: Anne Frank
3 - Tudo o que ele quiser: Sara Fawkes
4 - 500 Erros Mais Comuns da Língua Portuguesa: Sandra Duarte Tavares
5 - Se Isto é Uma Mulher: Sarah Helm
6 - A Gaiola Dourada: Josephine Cox
7 - O Plano Infinito: Isabel Allende
8 - A Lua de Joana: Maria Teresa Maia Gonzalez
9 - When he was Wicked: Julia Quinn
10 - A História de uma Serva: Margaret Atwood
11 - Graças e Desgraças na Corte de El-Rei Tadinho: Alice Vieira
12 - Chocolate à Chuva: Alice Vieira
13 - Ursula, a Maior: Alice Vieira
14 - Eu Bem Vi Nascer o Sol: Alice Vieira
15 - Por Perto: Martina Cole
16 - O Indesejado: Sarah Waters
17 - Doida Não e Não: Manuela Gonzaga
18 - Os Três Casamentos de Camilla S.: Rosa Lobato de Faria
19 - Viver Depois de Ti: Jojo Moyes
20 - The Body in a Library: Agatha Christie
21 - Estranhos ao Luar: Jude Deveraux
22 - Beijo das Sombras: Laurel K. Hamilton
23 - Julieta: Anne Fortier
24 - Milagre: Deborah Smith
25 - Os Amores Proibidos de Suas Majestades: María Pilar Queralt del Hierro
26 - Diz-me Quem Sou: Sophia Kinsella
27 - A Contadora de Histórias: Jodi Picoult
28 - Vidas Suspensas: Rita Montez
29 - A Cidade dos Deuses Selvagens: Isabel Allende
30 - Ausente na Primavera: Agatha Christie
31 - O Retiro: De L’Âme
32 - O Reino do Dragão de Ouro: Isabel Allende
33 - O Planeta dos Dragões Vol 1: Anne McCaffrey
34 - O Planeta dos Dragões Vol 2: Anne McCaffrey
35 - O Planeta dos Dragões Vol 3: Anne McCaffrey
36 - Norte e Sul: Elizabeth Gaskell
37 - A Duquesa de Mântua: Joana Bouza Serrano
38 - A Casa Misteriosa: Marzia Bisognin
39 - No Bosque dos Pigmeus: Isabel Allende
40 - A Cor Púrpura: Alice Walker
41 - A Aventura no Vale: Enid Blyton
42 - Marquesa de Alorna: Maria João Lopo de Carvalho
43 - Erro Crasso: Alexandra Batalha
44 - O Código da Morte: Lindsay Cummings
45 - A Memória da Chuva: Sandra Freitas
46 - Viagem ao passado romano na lusitânia: Lídia Fernandes
47 - A Rainha Predileta: Carolly Erickson
48 - A Herdeira: Elizabeth Adler
49 - Vozes de Chernobyl: Svetlana Alexievich
50 - Aquele Inverno em Veneza: Daphne du Maurier
51 - Os Quatro Grandes: Agatha Christie
52 - O Segredo de Sophia: Susanna Kearsley
53 - Encontro em Itália: Liliana Lavado
54 - Imperatriz Isabel de Portugal: Manuela Gonzaga
55 - Inverno Russo: Daphne Kalotay
56 - Pipi Longstocking: Astrid Lindgren
57 - O Assassino Cego: Margaret Atwood
58 - Gritos Silenciosos: Angela Marsons
59 - Segue o Coração - Não Olhes para Trás: Lesley Pearse
60 - Uma Casa de Família: Natasha Solomons
61 - Falar Bem, Escrever Melhor: Sandra Duarte Tavares
62 - Nunca Perdoar, Nunca Esquecer: Chelsea Cain
63 - Um Amor Morto: Carla Pinto Coelho
64 - Até que o Amor me Mate: Maria João Lopo de Carvalho
65 - Inverno de Sombras: L.C. Lavado
66 - Sempre Vivemos no Castelo: Shirley Jackson
67 - Um Erro Inocente: Dorothy Koomson
68 - Paula: Isabel Allende
69 - As Primeiras Quinze Vidas de Harry August: Claire North
70 - Os Filhos dos Nazis: Tania Crasnianski
71 - Um Conto de Inverno: Trisha Ashley
72 - A Escultora: Minette Walters
73 - Um Caso Tipicamente Inglês: Elizabeth Edmondson
74 - Dewey: Um Gato Entre Livros: Vicki Myron
75 - Reencontro com o Amor: Luísa da Silva Diniz
76 - O Miniaturista: Jessie Burton
77 - Não Digas Nada: Mary Kubica
78 - Mrs. McGinty está Morta: Agatha Christie


* Desafio Ler Autores Portugueses
Mais informações e inscrições aqui.
Objectivo é ler, pelo menos, um livro, por mês, escrito por um autor português.


1 - D. Teresa: Isabel Stiwell
2 - A Corporação Invisível: Luís Sítima e Hugo V. Costa
3 - 500 Erros Mais Comuns da Língua Portuguesa: Sandra Duarte Tavares
4 - A Lua de Joana: Maria Teresa Maia Gonzalez
5 - A Filha do Papa: Luís Miguel Rocha
6 - Desassossego da Liberdade: Vários Autores
7 - Graças e Desgraças na Corte de El-Rei Tadinho: Alice Vieira
8 - Chocolate à Chuva: Alice Vieira
9 - Ursula, a Maior: Alice Vieira
10 - Eu Bem Vi Nascer o Sol: Alice Vieira
11 - Doida Não e Não: Manuela Gonzaga
12 - Corrupção: Flávio Capuleto
13 - Os Três Casamentos de Camilla S.: Rosa Lobato de Faria
14 - Enciclopédia da Estória Universal #1 - Recolha de Alexandria: Afonso Cruz
15 - Enciclopédia da Estória Universal #2 - Arquivos de Dresner
16 - Simplesmente Poesia: Luís Sequeira Lopes
17 - Mens Sana: Vários Autores
18 - O Que Fazem Mulheres: Camilo Castelo Branco
19 - Os Fidalgos da Casa Mourisca: Júlio Dinis
20 - Vidas Suspensas: Rita Montez
21 - A Filha do Capitão: José Rodrigues dos Santos
22 - O Retiro: De L’Âme
23 - A Duquesa de Mântua: Joana Bouza Serrano
24 - Vamos Comprar um Poeta: Afonso Cruz
25 - Marquesa de Alorna: Maria João Lopo de Carvalho
26 - Erro Crasso: Alexandra Batalha
27 - A Memória da Chuva: Sandra Freitas
28 - Viagem ao passado romano na lusitânia: Lídia Fernandes
29 - A Tomada de Madrid: Mário Silva Carvalho
30 - Livro: José Luís Peixoto
31 - Encontro em Itália: Liliana Lavado
32 - Imperatriz Isabel de Portugal: Manuela Gonzaga
33 - Falar Bem, Escrever Melhor: Sandra Duarte Tavares
34 - Um Amor Morto: Carla Pinto Coelho
35 - A Ilha das Trevas: José Rodrigues dos Santos
36 - Até que o Amor me Mate: Maria João Lopo de Carvalho
37 - Os Filhos de Salazar: António Breda Carvalho
38 - Trechos Seleccionados das Lendas e Narrativas: Alexandre Herculano
39 - Inverno de Sombras: L.C. Lavado
40 - A Célula Adormecida: Nuno Nepomuceno
42 - Curiosidades do Vaticano: Luís Miguel Rocha
43 - O Conto da Ilha Desconhecida: José Saramago
44 - O Fim da Inocência 2: Francisco Salgueiro
45 - O Fim da Inocência 1: Francisco Salgueiro
46 - Ensaio Sobre a Cegueira: José Saramago
47 - Peónia Vermelha: André de Oliveira
48 - Personagens Malditas da História: André Canhoto Costa
49 - Reencontro com o Amor: Luísa da Silva Diniz
50 - Justiça Cega: Hugo Pena


* Desafio Mensal de 2016

Mais informações e inscrições aqui.

Janeiro:  Dia dos Reis então têm que ler um livro que seja sobre Reis e Rainhas ou que tenha no título o nome Rei ou Rainha.
D. Teresa: Isabel Stiwell

Fevereiro:  mês do Carnaval e do Dia dos Namorados: Escolham ler um romance romântico ou um livro divertido/cómico.
When he was Wicked: Julia Quinn

Março:  Início da Primavera a sugestão é ler um livro com capa que vos faça lembrar esta época do ano. Um livro com uma capa com aspecto primaveril.
Viver Depois de Ti: Jojo Moyes

Abril:  Festeja-se o dia das Mentiras a nossa ideia é ler um livro cujo escritor usa um pseudónimo.
Os Fidalgos da Casa Mourisca: Júlio Dinis

Maio:  Festeja-se o dia do trabalhador então o tema será ler um livro que tenha no seu título uma profissão.
E deixamos assim apesar de eu achar muito difícil arranjar títulos com profissões posso colocar como exemplo As Serviçais e A Aia da Rainha.
O Fiel Jardineiro: John le Carré

Junho:  É o mês dos Santos Populares- Um livro que seja de contos tradicionais ou que tenha como protagonista um homem com o nome Pedro, António ou João.
A Aventura no Vale: Enid Blyton

Julho:  Início do Verão- Um livro que seja azul como o mar ou que tenha a palavra Verão no título.
A Memória da Chuva: Sandra Freitas

Agosto:  Férias- Um livro que fale de um sítio onde já passaste férias ou gostarias de passar.
O Segredo de Sophia: Susanna Kearsley

Setembro:  Trabalho- Um livro que tenha como tema principal o trabalho.

Outubro:  Um livro castanho (por causa da quedas das folhas).

Novembro:  Ler um livro que tenha na capa castanhas (altura do magusto) ou de terror (altura em que se festeja o halloween)

Dezembro: Natal-Aproveitem para ler um livro que está na vossa estante para ler no ano de 2016 e que ainda não leram.


* Desafio Volta ao Mundo em Livros
De 3 em 3 meses, temos um novo país a votação e irei participar sempre que tiver interesse em ler autores do país escolhido.
Mais informações e inscrições aqui.

Janeiro a Março 2016 - EUA
Rubicão: Steven Saylor
Sétimo Segredo: Irving Wallace
When is has Wicked: Julia Quinn
Adeus às Armas: Ernest Hemingway
Estranhos ao Luar: Jude Deveraux
Beijo das Sombras: Laurell K. Hamilton
Milagre: Deborah Smith

Abril a Junho 2016 - Reino Unido
Diz-me Quem Sou: Sophia Kinsella
Ausente na Primavera: Agatha Christie
O Fiel Jardineiro: John le Carré
Norte e Sul: Elizabeth Gaskell
Nero: Vicent Cronin
Um Mundo Sem Fim Vol I: Ken Follett
A Aventura no Vale: Enid Blyton
Um Mundo Sem Fim Vol II: Ken Follett
Na Penúria em Paris e em Londres: George Orwell

Julho a Setembro 2016 - Itália
O Pêndulo de Foucault: Umberto Eco

Outubro a Dezembro 2016 - Chile
Paula: Isabel Allende


* Desafio Calhamaços em 2016

Criado pela Catarina do blogue Sede de Infinito, mais informações sobre este e outros desafios criados pela Catarina aqui.
Objectivo: Ler,  pelo menos 6 calhamaços (livros com mais de 500 páginas)
Tenciono ler:
* Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas - 860 páginas
* Ana Karenina de Leo Tolstoy - 720 páginas - LIDO
* Marquesa de Alorna de Maria João Lopo de Carvalho - 688 páginas - LIDO
* Wolf Hall de Hilary Mantel - 672 páginas
* Atlas das Nuvens de David Mitchell - 616 páginas - LIDO
* Crime e Castigo de Fyodor Dostoyevsky - 560 páginas - LIDO

* D. Teresa de Isabel Stiwell - 511 páginas LIDO
* Se Isto é uma Mulher de Sarah Helm - 1173 páginas LIDO
* Julieta de Anne Fortier - 512 páginas LIDO
* A Catedral do Mar de Ildefonso Falcones - 831 páginas LIDO
* A Contadora de Histórias de Jodi Picoult - 528 páginas LIDO
* A Filha do Capitão de José Rodrigues dos Santos - 636 páginas LIDO
* Um Mundo Sem Fim Vol I de Ken Follett - 581 páginas LIDO
* Um Mundo Sem Fim Vol II de Ken Follett - 588 páginas LIDO
* O Pêndulo de Foucault: Umberto Eco - 566 páginas LIDO
* O Segredo de Sophia: Susanna Kearsley - 512 páginas LIDO
* A Invenção de Hugo Cabret: Brian Selznick - 544 páginas LIDO
* Inferno: Dan Brown - 551 páginas LIDO
* Imperatriz Isabel de Portugal: Manuela Gonzaga - 565 páginas LIDO
* O Assassino Cego: Margaret Atwood - 625 páginas LIDO
* Segue o Coração - Não Olhes para Trás: Lesley Pearse - 784 páginas LIDO
* Até que o Amor me Mate: Maria João Lopo de Carvalho - 544 páginas LIDO
* Inverno de Sombras: L.C. Lavado - 590 páginas LIDO
* A Célula Adormecida: Nuno Nepomuceno - 592 páginas LIDO
* O Império Final: Brandon Sanderson - 621 páginas LIDO
* Peónia Vermelha: André de Oliveira - 586 páginas LIDO
* O Poço da Ascenção: Brandon Sanderson - 736 páginas LIDO


* Desafio Inverso

Este desafio foi criado pela Sofia do blogue Delícias à Lareira e pela Su do blogue Voyage e consiste em escolher, cada mês, um livro que se enquadre numa das categorias (podemos até escolher as duas). Mais informações e inscrição nos desafios criados pela Sofia e pela Su passem aqui.
As categorias mensais são as seguintes:

Janeiro: um livro do autor preferido / um livro de um autor que desconheces
Autor Preferido - Rubicão: Steven Saylor / Autor que desconheces -Tudo o que ele quiser: Sara Fawkes

Fevereiro: um livro passado no futuro / um romance histórico
Um livro passado no futuro - A História de uma Serva: Margaret Atwood / Romance histórico - When he was Wicked: Julia Quinn

Março: um livro sobre um ou mais crimes (romance policial/thriller/história verídica, etc.) / um livro sobre um romance “fofinho”
Um livro sobre um ou mais crimes - The Body in a Library: Agatha Christie / Um livro sobre um romance “fofinho - Estranhos ao Luar: Jude Deveraux

Abril: um livro com a acção localizada na nossa época / um livro com elementos de fantasia
Um livro com a acção localizada na nossa época - Diz-me Quem Sou: Sophia Kinsella / Um livro com elementos de fantasia - Acácia Ventos do Norte: David Anthony Durham

Maio: um livro impingido (emprestado por um amigo; impingido pelo bibliotecário, etc.) / um livro que está na estante há mais de um ano
um livro impingido (emprestado por um amigo; impingido pelo bibliotecário, etc.) - O Jogador de Fyodor Dostoyevsky / um livro que está na estante há mais de um ano - O Planeta dos Dragões (3 volumes) de Anne Mccaffrey

Junho: um livro de um autor português / um livro de um autor estrangeiro
um livro de um autor português - Vamos Comprar um Poeta de Afonso Cruz / um livro de um autor estrangeiro - Um Mundo Sem Fim (2 volumes) de Ken Follett

Julho: um livro passado num país que queres visitar / um livro passado num país que dispensas conhecer
País que quero visitar - A Herdeira: Elizabeth Adler / País que dispenso conhecer - Vozes de Chernobyl: Svetlana Alexievich

Agosto: um livro para descontrair / um livro para te deixar o coração apertado (história verídica; thriller; terror; drama, etc.)
Para descontrair - Pipi Longstocking: Astrid Lindgren / Coração apertado - Inferno: Dan Brown

Setembro: um livro sobre algo ou alguém que admiras / um livro sobre algo ou alguém que odeias (verídicos ou fictícios)

Outubro: um livro que te dá medo de ler (terror; número de páginas; clássico, etc.) / um livro que queres muito ler

Novembro: um livro com uma capa que adoras / um livro com uma capa que odeias

Dezembro: um livro escrito há mais de 100 anos / um livro escrito há menos de 100 anos


* Desafio de Clássicos

À semelhança do desafio anterior, este foi também criado pela Sofia e pela Su. Mais informações e inscrição nos desafios criados pela Sofia e pela Su passem aqui.
Como já li 7 dos 10 livros sugeridos, vou respeitar os que me falta e acrescentar outros clássicos à minha lista.
Janeiro/Fevereiro - Anna Karenina LIDO
Março/Abril - Os Fidalgos da Casa MouriscaLIDO
Maio/Junho - Crime e CastigoLIDO
Julho/Agosto - Os Três Mosqueteiros
Setembro/Outubro - A História de Duas Cidades
Novembro/Dezembro - A MetamorfoseLIDO (Lido em Abril e inclui Carta ao Pai)

Backup:
* O Primo Basílio
* Os Maias
* O Vermelho e o Negro
* O Paraíso das Damas

* Adeus às Armas de Ernest Hemingway LIDO
* O Que Fazem Mulheres de Camilo Castelo Branco LIDO
*O Fantasma da Ópera de Gaston Leroux LIDO
* A Morte de Ivan Ilitch de Leo Tolstoy LIDO
* O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde LIDO
* Noites Brancas de Fyodor Dostoyevsky LIDO
* O Jogador de Fyodor DostoyevskyLIDO
* Norte e Sul de Elizabeth GaskellLIDO
* A Cor Púrpura de Alice WalkerLIDO


* Desafio TBR Pile 2016


Objectivo: Ler livros que cuja aquisição foi posterior a 1 de Janeiro de 2016 e não sou contar releituras nem ebooks. Mais informações e inscrições aqui.
Os níveis são os seguintes:
1-10 A Firm Handshake
11-20 A Friendly Hug
21-30 First Kiss
31-40 Sweet Summer Fling
41-50 Could This Be Love?
50+ Married with Children

Vou arriscar no nível First Kiss, 21 a 30 livros.

Leituras:
1 - D. Teresa: Isabel Stiwell
2 - No Rasto de Anne Frank: Ernst Schnabel
3 - Rubicão: Steven Saylor
4 - 500 Erros Mais Comuns da Língua Portuguesa: Sandra Duarte Tavares
5 - Anna Karenina: Leo Tolstoy
6 - Sétimo Segredo: Irving Wallace
7 - A Gaiola Dourada: Josephine Cox
8 - O Plano Infinito: Isabel Allende
9 - A Filha do Papa: Luís Miguel Rocha
10 - Atlas das Nuvens: David Mitchell
11 - Chocolate à Chuva: Alice Vieira
12 - Eu Bem Vi Nascer o Sol: Alice Vieira
13 - Por Perto: Martina Cole
14 - O Indesejado: Sarah Waters
15 - Adeus às Armas: Ernest Hemingway
16 - Enciclopédia da Estória Universal #1 - Recolha de Alexandria: Afonso Cruz
17 - Enciclopédia da Estória Universal #2 - Arquivos de Dresner
18 - Beijo das Sombras: Laurel K. Hamilton
19 - A Catedral do Mar: Ildefonso Falcones
20 - A Linguagem das Pedras: Robert Carter
21 - O Fantasma da Ópera: Gaston Leroux
22 - Acácia Ventos do Norte: David Anthony Durham
23 - A Cidade dos Deuses Selvagens: Isabel Allende
24 - Joana d'Arc: Michel de Grèce
25 - A Filha do Capitão: José Rodrigues dos Santos
26 - O Fiel Jardineiro: John le Carré
27 - O Reino do Dragão de Ouro: Isabel Allende
28 - O Planeta dos Dragões Vol 1: Anne McCaffrey
29 - O Planeta dos Dragões Vol 2: Anne McCaffrey
30 - O Planeta dos Dragões Vol 3: Anne McCaffrey
31 - Nero: Vincent Cronin
32 - No Bosque dos Pigmeus: Isabel Allende
33 - Um Mundo Sem Fim I: Ken Follett
34 - A Aventura no Vale: Enid Blyton
35 - Um Mundo Sem Fim II: Ken Follett
36 - Marquesa de Alorna: Maria João Lopo de Carvalho
37 - A Cidade dos Anjos Caídos: John Berendt
38 - Na Penúria em Paris e em Londres: George Orwell
39 - Crime e Castigo: Fyodor Dostoyevsky
40 - O Pêndulo de Foucault: Umberto Eco
41 - 1822: Laurentino Gomes
42 - Névoa de Profecias (Roma Sub Rosa, #9): Steven Saylor
43 - O Silmarillion: J.R.R. Tolkien
44 - Catarina de Médicis: Jean-François Solnon
45 - A Ilha das Trevas: José Rodrigues dos Santos
46 - Ensaio Sobre a Cegueira: José Saramago
47 - Contos de Natal: Charles Dickens




* Um Ano com Agatha Christie

Iniciativa criada pela Joca do Little House of Books. No entanto, só irei participar nos meses em que ainda não li os livros escolhidos.
Março - The Body in a Library: Agatha Christie - LIDO
Maio - Ausente na Primavera : Agatha Christie - LIDO
Julho - O Mistério das Caraíbas
Setembro - (Ainda por escolher)
Outubro - A Festa das Bruxas
Novembro - (Ainda por escolher)




Desafios/Iniciativas Pontuais

* Leituras do Holocausto


Esta iniciativa vai decorrer durante o mês de Janeiro e consiste em ler um ou mais livros que se passem na época do Holocausto.
Mais informações e inscrições aqui.

Leituras:
1 - Diário de Anne Frank: Anne Frank
2 - No Rasto de Anne Frank: Ernst Schnabel
3 - Se Isto é Uma Mulher: Sarah Helm


* Ler um Livro Sobre Cinema
1 - Atlas das Nuvens: David Mitchell
2 - A História de uma Serva: Margaret Atwood


* Mulher
1- Viver Depois de Ti: Jojo Moyes
2 - The Body in a Library: Agatha Christie
3 - Estranhos ao Luar: Jude Deveraux
4 - Beijo das Sombras: Laurel K. Hamilton
5 - Julieta: Anne Fortier
6 - O Que Fazem Mulheres: Camilo Castelo Branco
7 - Milagre: Deborah Smith
8 - Os Amores Proibidos de Suas Majestades: María Pilar Queralt del Hierro