sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Filmes: Saga Bourne



Identidade Desconhecida 
Ficha do IMBd aqui

Um desconhecido é resgatado, à beira da morte, por um barco de pesca, e com a ajuda de um médico, acaba por recuperar e tem apenas uma única pista, um chip que estava implantado na sua coxa e onde tem o número de uma conta de um banco de Zurique, na Suíça. No cofre, descobre que se chama Jason Bourne e que mora em Paris, mas também alguns passaportes falsos, uma pistola e uma grande quantia em dinheiro.
Acaba por ser perseguido, sem porquê mas percebe que tem instintos e habilidades de autodefesa e luta, além de saber vários idiomas. Na sua fuga, cruza-se com Marie Helena Kreutz, que está dificuldades financeiras, e que lhe paga para esta o levar até Paris. Mas aí, começa a fuga dos dois.

Supremacia
Ficha do IMBd aqui

Há 2 anos Jason Bourne achou que tinha deixado o seu passado para trás, e com a sua mulher Marie, vivem uma vida mais anónima. Até ao dia em que acaba por ser descoberto e Bourne vê-se envolvido em mais perseguições e a confrontar velhos inimigos.

Ultimato
Ficha do IMBd aqui

Jason Bourne tenta desaparecer mas um jornalista inglês especula sobre a sua existência e tem pistas para outro projecto, o Blackbriar, e que teve como base o Treadstone.


Estes três filmes seguem a mesma onda. São filmes que se podem enquadrar no género espionagem, cheios de acção e algum suspense. Numa busca incessante por resposta, num clima mais tenso e sempre com cenas de perseguições alucinantes.
Tenho a vaga ideia de na altura ter ido ao cinema ver o segundo filme mas já não me recordava da história e aproveitei que deram num canal e vi-os todos por ordem cronológica. Gostei dos três mas talvez tenha gostado um bocadinho mais deste terceiro filme pois acaba por responder a algumas pontas soltas.
Podem ser filmes previsíveis mas contam com algumas reviravoltas e entretêm-me bastante.



O Legado de Bourne
Ficha do IMBd aqui

Após Jason Bourne revelar publicamente o projecto Treadstone, Eric Byer é encarregado de apagar os rastros que possam incriminar o governo dos Estados Unidos neste e em outros projectos sigilosos. Um deles chama-se Outcome, um projecto que pretende suprimir a dor e aumentar a sensibilidade, inteligência e força de seus agentes através de remédios tomados periodicamente. Com o fim do Outcome, seus agente passam a ser eliminados a mando do próprio governo. Aaron Cross é um deles, mas consegue escapar sem que Byer perceba. Em busca de respostas, ele vai à casa da doutora Martha Shearing e acaba por a salvar de ser morta. Juntos, eles tentam arranjar maneira de sobreviver ao mesmo tempo em que Aaron, sem os seus remédios habituais, começa a sentir os efeitos colaterais da abstinência forçada.

Apesar de ser um filme pertencente a Bourne, não conta com a personagem principal, sendo uma história paralela com outro agente, num outro programa.
A fórmula é a mesma, sempre muita acção mas tenta adicionar uma componente mais romântica. Apesar de o ter achado mais fraco do que os filmes anteriores, Jeremy Renner é bastante competente e o filme acaba por valer apenas pela sua prestação.
No entanto, senti que este filme não trazia nada para a saga.


Jason Bourne
Ficha do IMBd aqui

Após alguns anos, Jason Bourne é contactado por Nicky Parsons, que diz ter novas informações sobre o seu passado. Mas, uma vez mais, a CIA tenta controlar os "danos" e desta vez, Heather Lee tenta trazer Bourne para a agência.

O tipo de filme mantém-se o mesmo, com muita acção e muitas perseguições, em que a história continua a girar em torno do passado de Jason Bourne.
É certo que até gosto deste género de filmes, mas julgo que Jason Bourne já foi demasiado explorado, apesar de termos ficado a saber mais sobre o seu passado.
Vê-se mas, verdade seja dita, acho que já chega.

4 comentários:

  1. Olá Tita,
    Adoro os primeiro filmes!! E já os vi todos, mas já estou como tu. Já deu o que tinha a dar :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Também gostei mais dos primeiros. Ainda bem que não sou a única a achar que já chega ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Nunca vi nenhum, mas com a saída do último fiquei com vontade de ver do início!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Se os vires, espero que gostes.
      Eu gosto deste género de filmes, sempre com muita acção e segredos.
      beijinhos

      Eliminar