terça-feira, 21 de março de 2017

E Tudo o Vento Levou Vol I: Margaret Mitchell


E Tudo o Vento Levou, Vol. 1
Título: E Tudo o Vento Levou Vol I
Autor: Margaret Mitchell
Editora: Editorial Minerva
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Livro lido para o projecto #marçofeminino


Era adolescente quando vi o filme pela primeira vez, e apesar de gigante, adorei e acabei por o voltar a ver mais algumas vezes. Anos mais tarde, descobri que o filme era adaptado de um livro e começou assim a minha saga de o procurar. Finalmente, o ano passado, a minha busca deu frutos e comprei os dois volumes em segunda mão.

Neste primeiro volume acompanhamos a vida de Scarlett O'Hara durante os períodos da Secessão e da Guerra Civil Americana, e mesmo já conhecendo a história do filme, posso dizer que fiquei completamente rendida ao livro.
É um livro detalhado e bastante descritivo pois a autora explica-nos tudo com bastante detalhe e rigor histórico o período em que decorre a acção, levando a uma leitura lenta e demorada de modo a absorver todos os pormenores. Temos então uma caracterização fiel e detalhada deste período, onde ficamos a conhecer a sociedade, a realidade do Sul com os escravos e a vida destes, o conflito político e como as "boas intenções" do Norte não são assim tão boas.
Também as personagens são outro ponto alto do livro. Todas tão reais, tão profundas, com personalidades diferentes e que tornam o livro ainda mais magnifico.
Como personagem principal temos Scarlett O'Hara, uma jovem egoísta, fútil, frívola, mimada, sempre centrada em si própria e em receber as atenções e com a qual não consegui simpatizar nem um pouco. A forma como ela vê o "amor" e como acredita amar alguém e esse alguém também a amar, é completamente obsessivo. A sério, se eu já não gostava da Scarlett do filme, a do livro é ainda pior pois conseguimos sentir em primeira mão os seus sentimentos e pensamentos. De temperamento oposto temos Melanie Wilkes, uma mulher delicada, que tem um coração verdadeiramente bondoso e sempre muito correcta e leal.
Como personagens masculinos temos Ashley Wilkes, um homem leal ao Sul mesmo que não partilhe estas convicções; e Rhett Buttler, um homem com má reputação, que vai tirando aproveitando a guerra para lucrar, mas sem ser hipócrita. Um homem inteligente, sincero nas suas opiniões e que vê Scarlett como ela é na realidade e que aproveita para a ir "espicaçando". Tal como o Rhett do filme, gostei da personagem, e vejo-o tal como a Melaine o vê, um cavalheiro, pois é um homem delicado para quem merece.

Acreditem, não fiz de todo juz à riqueza do livro pois haveria tanto para falar. É um livro tão rico, tão complexo, complexidade essa que nos faz avançar muito lentamente mas é um livro tão mas tão bom, que merece que seja lido e apreciado.
Com um rigor histórico exemplar e uma detalhada caracterização social e política da época, é um romance histórico magnifico que estou certa que vai encantar e apaixonar os leitores.

Sei que este é apenas o primeiro volume mas estou completamente apaixonada por esta história, e vou ler o segundo volume ainda este mês.



10 comentários:

  1. Viva,

    "Acreditem, não fiz de todo juz à riqueza do livro pois haveria tanto para falar."

    Como te compreendo acontece-me tantas vezes :)

    Um livro que nunca li, mas gostava pois deve ser único :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha,
      Foi tão difícil conseguir transmitir o que senti com o livro!
      É maravilhoso! Mesmo!
      Quanto puderes, dá-lhe uma oportunidade =)
      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Adoro este livro! Li em Agosto/Setembro do ano passado e há uma review por essa altura no meu blog, caso depois tenhas curiosidade :) embora a Scarlett tenha características detestáveis, acho-a fascinante e mesmo, de certa forma, inspiradora. Egoísta sim, mas a mulher não desistiu nunca, deu absolutamente tudo o que tinha, sempre.
    Espero que gostes da segunda metade! Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bárbara,
      Tenho que ir espreitar a tua opinião!
      Sim, eu percebo-te em relação a Scarlett, principalmente no segundo volume. Uma mulher que, tal como dizes, nunca desistiu!
      É um livro maravilhoso!
      Bjs

      Eliminar
  3. Olá, Tita,

    Estou cada vez mais curiosa com este livro e a tua opinião convenceu-me ;D esse período da história dos EUA capta-me a atenção. Acho que tenho de ir visitar a biblioteca daqui a uns tempos...

    bejinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Se já tens curiosidade neste período da história dos EUA, então acredito que também vais adorar o livro!
      É enorme! Ou, na minha edição, são dois volumes gigantes, mas é maravilhoso! Mesmo!
      (entretanto já li o segundo volume também e a minha opinião mantém-se)
      Um favorito da vida! E acho que também te vai encantar!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Fico mesmo contente por teres gostado. Quando vi no goodreads que andavas a ler o livro fiquei muito curiosa por saber qual seria a tua opinião.
    Concordo com tudo o que disseste. Também tive muita dificuldade em simpatizar com a Scarlett. É uma pessoa tão diferente de mim que me dava voltas ao estômago ver a forma como ela tratava as pessoas. Nisso, o Rhett era transparente. Fazia mal, mas admitia-o.
    Também concordo quando dizes que é uma leitura para ser saboreada sem pressas.
    Aguardo a tua opinião ao segundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Tu sabias que eu tinha muitas expectativas e depois de ter lido as tuas opiniões, ainda tinha mais. Mas não me desiludiu! É um livro tão mas tão bom! Maravilhoso e fantástico!
      Um favorito da vida!
      Ah sim, a Scarlett é mesmo uma pessoa difícil de simpatizar (apesar de no segundo volume ter simpatizado um bocadinho com ela) mas é uma fulana de fibra. E Rhett, eu adorei-o apesar do seu ar frio e calculista, no fundo, é um homem com um bom coração e carácter.
      A ver se em breve publico opinião do segundo livro mas digo-te já que adorei também =D
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Tita,
    Que grande livro. Quer em tamanho, quer em qualidade.
    Talvez um dia tente...já sabes a minha relação com calhamaços ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      É isso mesmo! eheheh
      Eu sei que tu não gostas muito de calhamaços e este são dois volumes, com mais de 1000 páginas no total mas... é um livro tão mas bom!!
      Tornou-se um favorito da vida!
      Beijinhos

      Eliminar