segunda-feira, 17 de julho de 2017

A Amiga: Dorothy Koomson


A Amiga
Título: A Amiga
Autor: Dorothy Koomson
Editora: Porto Editora
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Já foram vários os livros que li de Dorothy Koomson e, até ao momento, as suas histórias nunca me desiludiram e por isso, fiquei muito contente quando vi que este novo livro estava pronto a ser editado em Portugal (podem ver o post de divulgação e os links de opinião dos livros que li AQUI).

Cece Solarin muda-se para Brighton com os seus três filhos pois o seu marido, Sol, foi promovido e deslocado para esta cidade. No entanto, o ambiente do bairro e tenso e Cece descobre que três semanas antes, uma das mães mais populares, Yvone, foi atacada e deixada em coma, no pátio da escola dos seus filhos mais novos.
Nos primeiros dias, Cece conhece três mães - Maxie, Anaya e Hazel - muito diferentes e que a querem ajudar a sentir-se bem-vinda em Brighton. Mas estas três mulheres eram também muito amigas de Yvone e a polícia desconfia que uma delas poderá estar envolvida no crime. E Cece, preocupada com a segurança dos seus filhos, decide descobrir a verdade.

A história agarrou-me logo no início pois percebemos que as personagens, por trás das suas vidas aparentemente perfeitas, têm segredos. Segredos que podem pôr "em risco" as suas vidas. 
No entanto, e apesar de ter ficado logo muito curiosa com a história, no início senti algumas dificuldades em identificar as personagens. E julgo que é a primeira vez que Dorothy Koomson nos traz os POV's de quatro personagens, e que pode causar alguma confusão ao leitor. Mas à medida que vamos sendo absorvidos pela história, vamos percebendo quem é quem, e quem é a sua família. E conhecendo a realidade através da narração das quatro mulheres temos um conhecimento mais profundo sobre toda a trama.
Em termos de ambiente, considero que é muito dentro do género da mini-série de tv Big Little Lies, com um grupo de mães, que são amigas mas onde cada uma esconde o seu segredo. 
Adorei este novo livro da autora! Com um enredo que mistura recomeços, amizade, crime e mistérios, criando uma história que me fez mergulhar na vida destas quatro mulheres e sentindo na pele os seus medos e angústias. E através de Cece, vamos descobrindo, aos poucos, os segredos de Maxie, Anaya e Hazel.
Dorothy Koomson não desilude e A Amiga tem um enredo tenso e misterioso que me prendeu até ao final supreendente.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

6 comentários:

  1. Olá, Tita,
    AInda não li nenhum livro da autora, mas deixas-me curiosa. Qual é que aconselharias para uma "starter"?

    beijnhos e que venham mais boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Su,
      Então tens mesmo que experimentar ;)
      Pergunta difícil mas vou tentar dar o meu melhor eheheh
      Se quiseres uma história mais emotiva, em que as crianças têm um papel mais dominante nos livros, os primeiros: A Filha da Minha Melhor Amiga (recomendo este); Pedaços de Ternura e Bons Sonhos, Meu Amor!

      Depois em A Outra Mulher da Vida Dele, já se nota uma alteração do género, e a Dorothy começou a entrar em histórias com um ambiente mais policial/thriller.
      E depois já dentro deste género: Um Erro Inocente, A Praia das Pétalas de Rosa e A Amiga. E posso-te dizer que adorei todos =D

      Recomendava-te que, nos thrillers, começasses pelo Um erro Inocente ;)

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Pronto, lá está wishlist a aumentar :D acho que se tiver oportunidade até começo pelos thrillers...
      beijnhos e boas leituras

      Eliminar
    3. É o mistério da wishlist... nunca diminui, só aumenta lolol
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Também adoro a autora, mal posso esperar para ler :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Desconfio que também vais gostar bastante deste livro ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar