quinta-feira, 6 de julho de 2017

Rumo a Casa: Yaa Gyasi


Rumo a Casa
Título: Rumo a Casa
Autor: Yaa Gyasi
Editora: Editorial Presença
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Effia e Esi, são duas jovens, irmãs por parte da mãe (e não do mesmo pai, como a sinopse refere), de duas aldeias diferentes do Gana do século XVIII, que não se conhecem e acabam por ter vidas muito diferentes. Enquanto Effia casa com um inglês e vive no Castelo da Costa do Cabo, Esi é aprisionada nas masmorras do mesmo castelo mas vendida como escrava e enviada para os EUA.
Em cada capítulo vamos conhecendo um descendente, quer de Effia, quer de Esi, e percebendo as suas dificuldades, os seus medos, e os seus percursos de vida. E confesso que foi pela estrutura que o livro não levou uma classificação mais elevada. São capítulos alternados, ora um da família de Effia, ora outro de Esi, o que me fez sentir quase sempre confusa para tentar perceber quem era quem e sempre que iniciava o capítulo, tinha que consultar a árvore genealógica para me "situar". E sendo um livro com pouco mais de 300 páginas e com tantas gerações, ficava sempre na expectativa de querer saber mais sobre essa geração.
Mas, para mim, o livro acaba por ser muito rico pela história do Gana e dos EUA. O modo como as aldeias do Gana se relacionam entre si e com os ingleses. A escravatura nos EUA. O trabalho nas minas. A luta pela liberdade.
Uma leitura intensa!

2 comentários:

  1. Olá Tita
    Acho a capa linda e parece bem interessante.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Sim, é uma leitura bem interessante =)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar