sexta-feira, 5 de outubro de 2018

A Bailarina de Auschwitz: Edith Eger





Título: A Bailarina de Auschwitz
Autor: Edith Eger
Editora: Desassossego (Saída de Emergência) 
Classificação: 3 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui

O título chamou-me logo a atenção e quando comecei a ler a sinopse fiquei ainda com mais vontade de o ler. No entanto, chegada ao fim da leitura, não correspondeu na totalidade ao que eu esperava.
O livro é escrito na primeira pessoa e Edith Eger é a nossa protagonista, e com 17 anos foi levada para Auschwitz, com uma das suas irmãs e a sua mãe, e é lá, poucas horas depois de saber que a sua mãe morreu, que é forçada a dançar para Joseph Mengele.
Gostei bastante dos relatos de Edith sobre a sua vida, do que passou durante a 2ª Guerra Mundial, mas também no pós-guerra e como foi tentando recuperar a sua vida e como se tornou psicóloga.
Mas o que eu não esperava, era termos também bastantes cenas sobre os seus pacientes e como Edith os ajudou a superar os traumas. Confesso que achei essas partes mais maçadoras.
Julgo que o título poderá ser algo enganador pois esperaria que grande parte do livro se focasse nas dificuldades em Auschwitz e não tanto do que aconteceu depois. Achei que era um livro que misturava holocausto e um pouco de auto-ajuda (por causa das cenas com os pacientes) e, para mim, não funcionou muito bem.
Lá está, gostei muito de ler sobre a vida pessoal de Edith mas não tanto sobre a psicologia dos pacientes, apesar de perceber a importância de se tentar superar os nossos traumas.


Vejam também a minha opinião em vídeo, AQUI.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

1 comentário: