quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

[Opinião] A Carta de Sarah Blake

A Carta

Título: A Carta
Autor: Sarah Blake
Editora: Casa das Letras
Classificação: 2 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND

Estamos em 1940 e a guerra já afecta a Europa mas nos EUA, a população acredita que o perigo está longe. A história foca-se essencialmente em três mulheres americanas, com perspectivas diferentes: a radialista Frankie, que se encontra em Londres a fazer as suas emissões; Iris, a chefe do posto dos correios de uma cidade do Massachusetts; e Emma, esposa do médico da mesma cidade de Iris.
O modo como a autora nos decidiu abordar o tema da Segunda Guerra Mundial é diferente, pois acaba por se focar na perspectiva de quem ficou e não em quem vive a guerra na "pele". No entanto, na minha opinião foi mal desenvolvida e a história que poderia ser tão boa, ficou muito aquém.
A própria ligação entre personagens é fraca e confusa, e a sua caracterização foi muito superficial. Além de que se tornou uma história muito confusa, com várias histórias paralelas. E, apesar de acompanhamos a vida de três mulheres mas onde, efectivamente, apenas duas acabam por estar mais ligadas à guerra. As partes que mais gostei e as que acabam por mostrar o potencial que o livro tinha, são os relatos de Frankie sobre os bombardeamentos de Londres e as partes da sua viagem com os judeus que estão a fugir.


Lido para o projecto #Hol75

Sem comentários:

Enviar um comentário