quinta-feira, 12 de março de 2020

[Opinião] A Baronesa de Hannah Rothschild


A Baronesa

Título: A Baronesa
Autor: Hannah Rothschild
Editora: Edições ASA
Classificação: 2 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND

Apesar de não ler muita não-ficção, este livro despertou a minha curiosidade por referir, na capa, que Nica era de uma família rica, tinha casado com um barão e tinha tido 5 anos mas que, após ouvir uma música, abandonou a sua família.
O livro poderia ser muito interessante, afinal de contas, Nica, era judia, era de uma família abastada e bem relacionada, mas que acabou por abandonar a família por causa de uma paixão pelo jazz e pelo músico Thelonious Monk. Uma branca, rica e ainda por cima, judia, com um músico de jazz, negro, casado e com problemas de droga! Ainda por cima, um livro escrito pela sua sobrinha-neta. Como não ficar curiosa?
No entanto, achei o livro muito maçador e um pouco confuso. Hannah Rothschild apresenta-nos praticamente toda a família, o que se torna algo denso. Além disso, a própria forma de nos contar a história é algo difusa, pois vamos, saltitando, no tempo.
Como ponto positivo, temos várias fotografias, quer de Nina, família e até de Monk.
Uma história que prometia ser bem interessante, sobre uma mulher, muito à frente do seu tempo mas que, infelizmente, foi muito maçudo.

Livro lido para o projecto #24horas1livro

2 comentários:

  1. Li esse livro recentemente e tenho a mesma opinião. Achei a história da família interessante mas maçadora. A própria história de Nica e de Monk, igualmente interessante, igualmente maçadora. Sinto que aprendi, mas de uma forma tão pouco interessante. E se havia pano para mangas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa pela demora mas não tinha recebido a notificação de comentário =(
      Ainda bem que não sou a única a achar que é um livro maçador.

      Eliminar