terça-feira, 3 de março de 2020

[Opinião] O Poder das Pequenas Coisas de Jodi Picoult


O Poder das Pequenas Coisas

Título: O Poder das Pequenas Coisas
Autor: Jodi Picoult
Editora: Editorial Presença
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND

Ruth é uma enfermeira obstetra com mais de vinte anos de experiência e, num dos seus turnos vai fazer a avaliação de rotina a um recém-nascido, mas pouco depois é retirada do caso pois os pais do bebé são supremacistas brancos e não querem que Ruth, afro-americana, toque no seu filho. No entanto, no dia seguinte, o bebé tem complicações, enquanto Ruth o vigia, e apesar dos esforços da equipa médica, acaba por morrer. Ruth enfrenta então um processo judicial pela morte do bebé.
Este é um livro que tem os ingredientes típicos de Jodi Picoult pois grande parte da narrativa decorre ou no tribunal ou directamente ligada ao processo judicial. Outro aspecto que é habitual, e que me agrada bastante, é termos três narradores diferentes, o que nos permite ter um conhecimento mais aprofundado de tudo o que vai acontecendo, e neste caso, temos a própria Ruth, a sua advogada e o pai do bebé.
Estas três perspectivas, tão diferentes entre si, dão-nos mais profundidade à história. E achei muito importante termos o ponto de vista de Turk, o pai do bebé, pois permite-nos ficar a conhecer um pouco melhor os grupos supremacistas brancos.
Também a perspectiva de Kennedy, a advogada de Ruth, é muito importante, pois permite-nos perceber que, alguém branco e que julgam não-racistas, inconscientemente, podem ter acções ou comentários racistas, sem se aperceberem.
É ainda uma história que aborda um tema muito actual na sociedade, o racismo, e o modo como cada um de nós o encara.
E o modo como a Jodi Picoult explorou o tema é, sem dúvida, magistral. Como nos faz questionar, nós leitores, se também alguma vez, não descriminamos alguém pelo seu tom de pele. Como só pelo facto de serem negras, estão mais sujeitas a actos discriminatórios, do que os brancos.
Um livro poderoso!

Sem comentários:

Enviar um comentário