quarta-feira, 4 de março de 2020

[Opinião] Mulheres Sem Nome de Martha Hall Kelly


Mulheres Sem Nome

Título: Mulheres Sem Nome
Autor: Martha Hall Kelly
Editora: Minotauro
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na ALMEDINA OU WOOK ou na BERTRAND

Já tinha muita curiosidade com este livro mas depois de ter lido Rosas Esquecidas (opinião AQUI) fiquei ainda com mais vontade.
Uma vez mais, a autora inspirou-se em personagens verídicas, como é o caso de Caroline Ferriday e Herta Oberheuser, misturando-as com a ficcionada Kasia Kuzmerick, mas também ela inspirada em tantas mulheres, e criou uma história absolutamente fantásticas.
A história inicia-se em 1939, quando a Alemã invade a Polónia e a ameaça paira sobre a França, e Caroline Ferriday, que trabalha agora, a título voluntário, no consulado francês, e que se preocupa com os órfãos franceses e em enviar-lhes encomendas, para lhes alegrar um pouco os dias.
Na Polónia, Kasia, é uma adolescente e que se vê envolvida na resistência e acaba por ser detida e enviada para o campo de Ravensbrück.
Conhecemos também Herta Oberheuser, uma jovem médica que vai trabalhar para Ravensbrück, pois parece-lhe ser a sua melhor oportunidade de carreira.
Que história incrível, com três mulheres que nos marcam e que me agarrou logo no início.
Um dos pontos fortes do livro é, sem dúvida, termos três narradoras distintas e que nos permitem ter um conhecimento mais amplo da história, e perceber motivações de lados opostos. Gostei particularmente por a autora ter optado por nos dar a visão de Herta, uma jovem médica que, inicialmente, é algo ingénua e que acaba por se tornar fria e "alinhada" com os valores nazis, mostrando-nos então, um pouco, a visão dos vilões.
Mas todas as personagens são tão bem construídas, tão reais, mesmo as ficcionadas, que é-nos impossível ficar indiferente a tanto que acontece, principalmente os relatos de Kasia, sobre tudo o que passou no campo e as experiências sobre as Coelhas.
A autora tem um dom especial de contar a história e de nos fazer sentir "dentro dela", vivendo e sentido todas as emoções e tormentos que as personagens passam.
Um livro fabuloso que não vai deixar ninguém indiferente!

Livro lido para o #Hol75

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário