quinta-feira, 5 de março de 2020

[Opinião] Renascer das Chamas de Susana M. Almeida


Renascer das Chamas

Título: Renascer das Chamas
Autor: Susana M. Almeida
Editora: Amazon
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Este é o segundo livro que leio da Susana e estou absolutamente rendida.
A história inicia com a Festa da Colheita e, nós leitores, podemos pensar que será uma bela história de amor, daquelas "levezinhas" mas não poderíamos estar mais enganados.
Nesta festa, o jovem Laerte vê uma moça escondida e, ao contrário das restantes, não se encontra bem vestida e, no fim da festa, Cecília acaba por lhe pedir ajuda, para logo de seguida voltar com o homem mais velho. No entanto, Laerte fica curioso com a jovem e acaba por descobrir que o homem é conhecido por O Viúvo, pois as três mulheres foram encontradas mortas, e que a jovem foi vendida pela própria mãe, e, não conseguindo ficar indiferente, decide ajudar Cecília.
Encontramos depois uma história bem dura, com muita violência, e sem pontos mortos na acção. Uma história muito bem escrita e bastante fluída onde, para mim, só "pecou" por dois motivos, mas sem retirar o prazer da leitura. Primeiro, senti alguma "repetição" com cenas de violência, isto é, quando julgava que as coisas estavam a começar a encarreirar, vinha mais uma cena de violência, física e sexual (e a Susana não nos poupa pois são sempre cenas muito fortes); e em segundo lugar, o facto de o livro sem pequeno, pois não me importava nada que tivesse mais umas quantas páginas, e ficar a conhecer mais de Cecília e Laerte.
Um livro pequeno mas capaz de nos emocionar e de nos fazer querer proteger Cecília.
Mais uma jovem autora portuguesa e que merecia apoio de uma editora nacional.

Livro lido para o projecto #Lusiteratura

Sem comentários:

Enviar um comentário