quarta-feira, 8 de abril de 2020

Leituras para o Lusiteratura



O Livro dos Gatos

Título: O Livro dos Gatos
Autor: Cláudia Cabaço
Editora: Guerra e Paz
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND

Já devem estar cansados de saber que eu adoro gatos e, por isso, desde que este livro foi publicado, que tinha muita curiosidade e pouco depois de o ter comprado, tive que o ler, até porque sentia que precisava de uma leitura mais leve.
O livro conta-nos as histórias de vários gatos que, por vários motivos, ficaram conhecidos na sociedade. São histórias ternurentas e que nos fazem querer conhecer todos estes gatos.
O livro só não me encheu totalmente as medidas por 3 motivos. Primeiro, não tem fotos dos bichanos, o que, num livro de gatos, deveria ser um requisito obrigatório, não concordam? Em segundo, não mencionar o gato Bob que, deve ser um dos gatos mais famosos e que estranhei bastante não ter sido referido. E, sendo um livro de uma autora portuguesa, poderia ter mencionado o Calvin Esparguete, o conhecido gato lisboeta que também faz das suas.
Um livro descontraído, que nos proporciona momentos de ternura e que nos deixa um calorzinho no coração.




Colar de Lágrimas

Título: Colar de Lágrimas
Autor: Susana M. Almeida
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Amara é uma jovem rica mas, ao contrário dos pais, é extremamente bondosa e ajuda as viúvas e órfãos da aldeia, sendo que numa das suas visitas, conhece Pedro.
É um conto que aborda um tema que, infelizmente, ainda existe. A imposição de ideias, de escolhas de parceiros, de controlo, de outrem.
Apesar de ser um conto, está bem desenvolvido e facilmente me senti envolvida na história e com os personagens. Com com um final bem duro e emotivo.



Estilhaços de Felicidade

Título: Estilhaços de Felicidade
Autor: Susana M. Almeida
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Temos a história de amor de Helena e Lourenço, e que tenham que ultrapassar muitas dificuldades. Mas o conto é muito mais do que uma história de amor proibido, temos violência, obsessão e perda.
Para mim, a história só peca por ser tão curta pois queria saber muito mais :)



Livro e contos lidos para o projecto #Lusiteratura

Sem comentários:

Enviar um comentário