sexta-feira, 22 de maio de 2020

[Opinião] A Alma Trocada de Rosa Lobato de Faria


A Alma Trocada

Título: A Alma Trocada
Autor: Rosa Lobato de Faria
Editora: ASA
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

Já li alguns livros da autora mas nunca me arrebataram, e já por várias vezes que tinha ouvido falar bem de Alma Trocada e muito recentemente foi-me sugerido pela Miss Seven, e decidi pegar nele.
É uma história sobre a homossexualidade masculina, contada através de Teófilo, que sempre sentiu que a sua alma tinha sido trocada.
Um tema forte e pouco explorado na literatura portuguesa foi, para mim, um ponto positivo. No entanto, houve muito que não funcionou comigo.
Primeiro, o tom "afectado", "à tia" da autora, usando sempre o tratamento por "você". Para mim, soa-me sempre forçado e pouco natural.
Às tantas, a própria história foi perdendo o interesse, sendo que achei o período passado em Paris desnecessário e chato.
Outro aspecto que não resultou comigo foram os papéis femininos que, para mim, depreciaram o papel da mulher, e que não fizeram sentido.

*SPOILER*
A amiga francesa que passa a noite com Teófilo. A Sara que casa com o amigo gay. E a Raquel que casa com o irmão da companheira de cela.
A sério? Para quê?
*FIM SPOILER*

No entanto, ainda não desisti da autora e quero ler Pássaros de Seda e Romance de Cordélia.


Livro lido para o meu projecto #Lusiteratura

Sem comentários:

Enviar um comentário