quinta-feira, 25 de junho de 2020

[Opinião] As Últimas Linhas Destas Mãos de Susana Amaro Velho


As Últimas Linhas Destas Mãos

Título: As Últimas Linhas Destas Mãos
Autor: Susana Amaro Velho
Editora: Coolboks
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)


A mãe de Teresa, Alice, suicida-se e deixa à filha uma carta onde lhe dá a conhecer cartas antigas, de um amor, e lhe pede para contactar o seu pai,para que este saiba que ela sempre o amou.
A narrativa vai intercalando entre capítulos narrados por diversas personagens que se relacionaram com Alice, e com as cartas de amor escritas por esta.
Uma história dura e crua, de uma mulher que tem uma depressão profunda, causada pelo fim do seu grande amor, que a levou a uma apatia extrema, completamente desligada da vida, não só da sua filha Teresa, mas também dos dois filhos mais novos.
E sentimos as duas dores. A dor da mãe, a sofrer de amor, mas também a dor de Teresa e dos irmãos, que sofrem com esta falta de amor, de carinho, da mãe. E com as várias perspectativas das personagens, conseguimos conhecer e compreender melhor Alice.
Uma escrita simples mas poética, que nos transporta para dentro da história, história essa, que tal como já referi, é dura e muito sofrida.
Um livro que mexeu tanto comigo!

E se já tinha curiosidade em ler o seu livro mais recente, o Bairro das Cruzes, depois desta excelente experiência, ainda mais vontade tenho!


Livro lido para o meu projecto #Lusiteratura

5 comentários:

  1. Eu gostei mais deste livro do que "O Bairro das Cruzes", mas são ambos boas obras.
    Gosto muito da escrita da Susana é sensível! A única coisa que merecia um pouco mais de investimento são os diálogos.
    Beijinhos,
    Silvana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que são livros diferentes mas estou mesmo muito curiosa!
      Fiquei mesmo muito agradada com a escrita e a história.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. São diferentes, mas a história é igualmente boa. Algumas passagens souberam-me a pouco.
      Boas leituras.
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Tenho que ver se o compro em breve.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar