segunda-feira, 6 de julho de 2020

[Opinião] A Bibliotecária de Salley Vickers


A Bibliotecária

Título: A Bibliotecária
Autor: Salley Vickers
Editora: Cultura
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)


Livros que de alguma forma falem sobre livros são logo um dos ingredientes que me deixa curiosa, por isso, como não ficar entusiasmada com um título como A Bibliotecária? Não é possível, pois não?😉
Conhecemos Sylvia Blackwell, uma jovem de 24 anos que, em 1958 se torna bibliotecária numa pequena vila de East Mole. Sylvia acaba por criar uma ligação com alguns vizinhos mas, principalmente, com algumas crianças, já que é bibliotecária da sessão infantil.
É uma narrativa sem grande acção, isto é, não temos mistérios nem mortes, mas apenas uma vida pacata (ou não) de uma comunidade pequena. E esse foi um dos pontos fortes do livro. Adorei conhecer East Mole e os seus habitantes, com as seus peculiaridades, o modo como ainda se viam as mulheres solteiras e independentes, os "escândalos" da vida privada.
Sylvia é uma personagens incrível e que nos marca. Uma ingenuidade natural, bondosa e que acaba por sofrer, na pele, as consequências das suas decisões. Mas todas as personagens são deliciosas de se conhecer, mesmo aquelas, mais "mal-humoradas" ou "maldosas" mas tornam o livro ainda mais real. Ahh, e adorei a menina que gosta de saber se as histórias vão acabar bem🙂 Quantos de nós não queremos saber que vai tudo acabar bem? Confesso que eu gosto e até já acabei por ir à procura no livro se determinada personagem, volta a aparecer ou não eheheh
Temos depois, claro está, várias referências a livros, principalmente livros infantis, e que me fizeram querer descobrir cada um deles.
Quase a terminar o livro, temos uma segunda parte, passada cerca de 50 anos depois, e até gostei de ficar a conhecer um pouco melhor o desfecho das personagens mas, confesso, senti uma alteração do "tom" da narrativa, já não tão "melodiosa".
No entanto, fiz uma grande leitura e estou muito contente por ter encontrado uma história deliciosa sobre o poder que os livros têm na nossa vida, pessoas que nos marcam e como, até as pequenas escolhas influenciam a nossa vida.

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário