sexta-feira, 3 de julho de 2020

[Opinião] Bird Box de Josh Malerman


Bird Box

Título: Bird Box (PT - Às Cegas)
Autor: Josh Malerman
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado) (Links para a edição portuguesa)


Há muito que tinha curiosidade neste livro e tive a sorte que ganhar um sorteio da Suspiros da Bea.
A narrativa vai-se desenvolvendo em duas linhas temporais, numa em que Malorie e as duas crianças vivem vendadas, quando saem à rua, e janelas fechadas; e no passado, onde conhecemos a Malorie grávida e onde "tudo isto começa". E o que é isto? As pessoas vêm algo e começam a suicidarem-se. A solução é taparem as janelas, e andarem vendadas.
É um relato algo angustiante, com todas as descrições de tudo o que acontece, onde temos que viver às escuras e de "algo que existe".
As crianças são referidas como "boy" e "girl", e esta ausência de nome, permite-nos perceber melhor que não são os nomes que são importantes. O importante é o que temos que fazer para sobreviver.
Andei o livro todo muito empolgada e, lá está, sempre com aquela sensação de angustia. E como é que é possível, um mulher vendada, com duas crianças de 4 anos, também elas vendadas, conseguirem manobrar um barco. Arrepiante!
No entanto, o final desiludiu-me. Para já, não temos sequer explicação do que é que as pessoas vêm e que os leva à morte, nem como as criaturas surgiram nem porquê. E depois, o próprio desfecho é quase como que "milagroso". Eu percebo que é a tentativa de "apesar de tudo o que acontece, acabar bem" mas pareceu-me algo forçado.
Ao longo do livro, estava mesmo preparada para dar uma classificação mais elevada mas realmente, a falta de resposta e este final (que não posso detalhar) deixaram-me um sabor agridoce.

Sem comentários:

Enviar um comentário