quarta-feira, 29 de julho de 2020

[Opinião] A Conspiração de Atlântida de R.C. Colaço

 
A Conspiração de Atlântida (3020 #1)
Título: A Conspiração de Atlântida (3020 #1)
Autor: R.C. Colaço
Editora: Cultura Editora
Classificação: 4 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)


A história decorre em 3020, e depois de vários anos de lutas, guerras, doenças e outros desastres, a humanidade descobriu uma fonte limpa e inesgotável de energia e construiu, a poucos quilómetros da costa portuguesas, a Plataforma Experimental Energética Atlântida ou mais conhecida como Atlântida .
Confesso que, para mim, não foi muito fácil entrar na história, quer pelas diferenças tecnológica que encontrei, que me fui familiarizando à medida que ia avançando na leitura, mas também pela quantidade de personagens que nos são apresentadas.
A narrativa é complexa, com muita informação, não só sobre as condições actuais mas também sobre o passado (a nossa actualidade mas também a nossa história mais antiga), tornando o livro muito rico mas que exige mais da nossa concentração.
Tal como já referi, foi difícil para mim assimilar todos os personagens que nos são apresentados inicialmente e, andei alguns capítulos a sentir-me um pouco "perdida" sobre quem era quem e qual a sua função. Felizmente, à medida que ia avançando fui consolidando as informações.
O livro tem um ritmo mais lento, onde podemos sentir que pouco avançamos na trama mas é compreensível. Estamos perante um primeiro volume de uma trilogia de ficção-cientifica, daí serem tão importantes as informações e contextualizações deste novo planeta Terra e da nação Lusitânia. Mas posso-vos dizer que nos últimos capítulos, a narrativa ganha ritmo e aquele final fez-me desejar ter já o próximo livro à mão😉
Para mim, o livro teria funcionado melhor se tivéssemos a lista de personagens e a cronologia logo no início e não no final. Pois talvez me tivesse ajudado a entender melhor as personagens.
Uma narrativa bem construída e sólida, bem escrita e com um crescendo na acção que nos faz ficar "colados" aos últimos capítulos na expectativa de percebemos o mistério. E fico ansiosamente à espera da continuação

Livro lido para o projecto Leiturtugas e o meu #Lusiteratura


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário