quinta-feira, 29 de outubro de 2020

[Opinião] Consentimento de Vanessa Springora

 

Consentimento
Título: Consentimento
Autor: Vanessa Springora
Editora: Alfaguara
Classificação: 5 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

Antes de falar do livro em si tenho que dar os parabéns à editora por ter colocado, na capa, o nome da tradutora, Tânia Ganho. Infelizmente o nome que quem traduz costuma estar apenas na folha de rosto e/ou na ficha técnica e foi com satisfação que vi o nome da capa. Que passe a ser um hábito.

Quanto ao livro em si, e apesar de ler pouca não-ficção, ia com muitas expectativas com este livro e conseguiu ter ainda mais impacto do que eu estava à espera.
Este é um relato autobiográfico do relacionamento de Vanessa com o escritor Gabriel Matzneff. No entanto, quando Vanessa conheceu Gabriel tinha apenas 13 anos, enquanto que ele tinha 50. E ele dedicou-lhe atenção, demasiada até. E, com apenas com 14 anos, Vanessa envolve-se romanticamente e sexualmente com Gabriel.
Foi um relato que me chocou. Não só a concordância da mãe de Vanessa, mas também pelo "fechar os olhos" da sociedade francesa a este tipo de atitudes de artistas. Como também um caso, de um jornal francês que fez uma espécie de manifesto a defender as relações sexuais com menores.
Uma relato cru e objectivo, onde Vanessa não se perde em divagações mas vai ao cerne das questões. E onde vamos percebendo toda a culpa que sente, as consequências que Gabriel teve na sua vida. Porque, para além do comportamento nojento de Gabriel, em se envolver com menores, ainda tenta fazer o papel de herói, como se "salvasse" os jovens de maus caminhos, como usa e abusa das suas relações, das suas cartas, para escrever os seus livros. Como toda a pressão que tentou exercer após o rompimento por parte de Vanessa. Um homem verdadeiramente asqueroso.
Um livro que deve ser lido por toda a gente para que não se desculpe nem permita este tipo de comportamentos.
E parabéns à autora por ter conseguido um relato tão objectivo e pela coragem em denunciar Gabriel e pagar com a mesma moeda!


Opinião em vídeo:


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário