quarta-feira, 28 de outubro de 2020

[Opinião] A Rapariga Invisível de Carlos M. Queirós

 

A Rapariga Invisível
Título: A Rapariga Invisível
Autor: Carlos M. Queirós
Editora: Cultura Editora
Classificação: 4 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

Tenho ideia de ter ouvido alguém falar bem deste livro mas, infelizmente, não me recordo quem mas, foi o suficiente para me deixar curiosa. No entanto, confesso que tenho ideia que a história era um thriller mas encontrei uma narrativa com aspectos paranormais.

Rafael Castro está no hospital à espera de uma consulta de neurocirurgia pois anda a ter dores de cabeça muito fortes e alguns comportamentos estranhos. Enquanto espera pela consulta, uma criança, de seu nome Eva, começa a conversar com Rafael e conta-lhe coisas que seria impossível saber, pois ainda não aconteceram e, percebemos também que apenas Rafael vê a pequena Eva. E Eva, dá-lhe uma missão, salvar Rita Lemos, uma mulher que está em coma há cerca de dois anos. Encontramos por isso, uma história com alguns aspectos mais paranormais, já que Eva morreu há algum tempo e o seu espírito deambula pelo hospital.
Apesar desta componente mais paranormal, a história agarrou-me logo deste o início, não só pela doença de Rafael e em que estive sempre a temer o pior, como também a interligação que o autor criou entre as diversas personagens e históricas que também vamos conhecendo. Para mim, um dos pontos fortes, foi mesmo esta interligação entre histórias e personagens, e que me fez viver a história sempre com muita intensidade.
No entanto, existiriam dois aspectos que me "retiraram" um pouco o prazer da leitura. O que Rafael faz para tentar despertar Rita do coma e o que o médico responsável pretende fazer para tentar "abafar" um pouco o caso. Confesso que me senti mesmo muito desconfortável com estas duas decisões. Mas não sei se foram apenas decisões do autor para dar mais impacto à história, ou se, como é uma história baseada em factos verídicos, se terão sido algo que aconteceu ou não.


Opinião em vídeo:




Livro lido para os projectos #lusiteratura #leiturtugas e #lêseteatreves

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário