segunda-feira, 5 de outubro de 2020

[Opinião] Encontro com o Destino de Lesley Pearse

 

Encontro com o Destino
Título: Encontro com o Destino (Ellie #2)
Autor: Lesley Pearse
Editora: ASA
Classificação: 4 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

Este livro é a sequela de Até Sempre, Meu Amor mas onde acompanhamos Camellia Norton, a filha de Bonny e John. Em criança, Camellia já tinha perdido o pai e, agora com 15 anos, Bonny é encontrada morta, aparentemente um suicídio.
Inicialmente foi muito fácil gostar de Camellia, pois vamos conhecendo a sua infância difícil após a morte do pai, e também o facto de a personagem ter excesso de peso, também serviu para sentir uma ligação com ela. Mas já em Londres, para onde Camellia partiu após a morte da mãe, dá-se também uma transformação e deslumbramento de Camellia, e a história ganha um outro tom. Entramos verdadeiramente na loucura dos anos 60/70, com hippies e "sexo, drogas e rock and roll". E foi algo que me "incomodou", a quantidade de sexo que encontramos nesta parte do livro que, confesso que quase parecia um romance erótico. E olhem que eu não sou púdica e nem costumo ficar incomodada com este tipo de cenas em livros mas achei mesmo que era demasiado.
Confesso que também não me agradou o modo como foi abordado o excesso de peso da personagem. A verdade é que quando vi que a Camellia tinha excesso de peso achei que, pela primeira vez, iriamos ter uma personagem "diferente das normas de beleza" mas a verdade é que a autora decidiu levar a história pelo rumo habitual. Eu percebo, a sério que sim, mas gostaria que tivesse sido diferente. E não é uma crítica a este livro específico mas algo geral, porque é que não há, no geral, personagens com excesso de peso, na literatura e que sejam efectivamente felizes? Porque é que só quando emagrecem é que a sua vida muda? Enfim, é apenas um desabafo de quem tem excesso de peso e gostaria que a realidade literária fosse diferente ;)
Voltando à história do livro, vamos depois acompanhando um crescimento e um amadurecimento de Camellia e que me agradou bastante. Foi como acompanhar uma jornada de conhecimento pessoal de Camellia, descobrindo mais sobre si.
No entanto, senti que a história era um pouco longa demais e havia partes que eram "mais do menos", e acho que se a história tivesse menos 150/200 páginas, teria sido mais fluída.
Fiquei muito indecisa entre as 3 e as 4 estrelas e acabei por me decidir pelas 4 estrelas, não foi um dos meus preferidos mas, ainda assim, foi uma boa leitura.

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário