quarta-feira, 25 de novembro de 2020

[Opinião] O Livreiro de Paris de Nina George

 

O Livreiro de Paris
Título: O Livreiro de Paris
Autor: Nina George
Editora: Editorial Presença
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)


Tinha tanta mas tanta curiosidade com este livro e, confesso, estou triste por não ter gostado.
Jean Perdu é dono de uma livraria instalada num barco, em Paris, a Farmácia Literária, onde "receita" livros como remédio para os males da alma. Por isso, como não ter altas expectativas?
Gostei muito do início, onde vamos conhecendo um pouco sobre o negócio de Perdu e das suas sugestões livrólicas. Gostei tanto de uma cena de uma cliente, que queria um determinado livro e Perdu insistia em recomendar-lhe um outro livro - A Elegância do Ouriço (não li mas fiquei curiosa). E, claro, o nosso protagonista tem a sua própria dor, já há mais de 20 anos, mas que tenta "esconder".
Estava à espera de uma história mais leve e divertida, e claro, que tivesse imensas recomendações literárias, no entanto, a história acaba por ter um tom mais melancólico e sentimental, que não correspondeu às minhas expectativas.
Percebo a ideia da viagem, como descoberta de si e dos seus sentimentos e arrependimentos mas, não funcionou comigo e, confesso, achei maçador.
Posso não o ter lido na altura certa, posso ter iniciado com expectativas muito altas, poderia ter uma ideia completamente diferente da história mas, a verdade, é que me deixou triste não ter sido capaz de adorar o livro como eu estava à espera.
Vale pelas várias referências literárias que passam desde as Crónicas de Gelo e Fogo de George R.R.Martin, ao Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago.

Sem comentários:

Enviar um comentário