terça-feira, 24 de novembro de 2020

[Opinião] Um Clarão de Luz de Jodi Picoult

 

Um Clarão de Luz
Título: Um Clarão de Luz
Autor: Jodi Picoult
Editora: Editorial Presença
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)


Já tinha visto algumas opiniões menos positivas deste livro mas, acima assim, estava curiosa pois sabia que o tema principal era o aborto.
Temos uma clínica que presta serviços de cuidados de saúde das mulheres, não só consultas de ginecologia e planeamento familiar mas também onde fazem abortos. Numa manhã, aparentemente normal, há um tiroteio com reféns nas instalações.
Como já é habitual nos livros da autora, vamos acompanhando a narrativa através dos pontos de vistas de várias personagens, como o agente da polícia e que é o negociador; a sua filha que é uma das reféns; o próprio atirador; uma enfermeira e médico da clínica; uma paciente que fez um aborto; e uma mulher pertencente a um grupo pró-vida e que estava numa "operação clandestina"; e também uma advogada destacada para defender uma jovem que fez um aborto.
Todos estes ingredientes prometiam muito, não só pelo tema em sim mas por termos diversos personagens com crenças e motivações diferentes. Já que num tema tão controverso é interessante tentar perceber os ideais/crenças de quem pensa de maneira diferente. Não me me façam, a mim, mudar de opinião, pois continuo a defender o aborto mas gosto, apesar de não concordar, de tentar perceber o outro lado.
No entanto, a estrutura da narrativa não me convenceu e prejudicou a minha leitura. E porquê? Porque a história é-nos contado de trás para a frente e senti que fui perdendo algum mistério, não só ao final em si mas também ao que acontecia a algumas personagens.
Até percebo a ideia da autora, pois gira em torno da motivação do atirador mas, para mim, nem surpresa foi pois também acho que é relativamente fácil "juntar as peças" e, sinceramente, acabei por me sentir mais confusa com a história.
As minhas três estrelas, acabam por ser muito "puxadas" muito pela nota final da autora, com factos reais dos EUA e de conversas quer com grupos pró-vida, quer com mulheres que fizeram abortos. E por algumas reflexões, quer contra ou a favor do aborto, que vamos encontrando ao longo do livro mas, realmente, com um tema tão controverso, fica aquém das minhas expectativas.



Livro lido para o projecto #lerjodipicoult

Sem comentários:

Enviar um comentário