sexta-feira, 19 de março de 2021

[Opinião] Mors-Amor de Sónia Ferreira

 

Mors-Amor
Título: Mors-Amor
Autor: Sónia Ferreira
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Fiquei muito curiosa com este livro depois de ter visto que a Nigths e a Shadow Frozen estavam a promover uma leitura conjunta, durante este mês de Março e que vinha na sequência de uma entrevista à autora no Canal Adagio in Libri.
Claro que fui logo ver a entrevista e posso-vos dizer que, ainda nem tinha terminado de ver e já estava no site da autora a comprar o livro! A Sónia Ferreira fala de um modo tão cativante deste seu livro, que foi impossível resistir. Além disso, a própria história de como surgiu a história de escrever o livro, é magnifica e, confesso, foi outro ponto motivante para o comprar.
Vamos começar pelo ponto menos positivo. A falta de revisão, nomeadamente falhas de pontuação e alguns erros ortográficos. No entanto, sendo este livro uma auto-publicação posso-vos dizer que está muito bom e que, apesar de ter quebrado um pouco o ritmo de leitura, não me retirou o prazer da leitura.
Mors-Amor é um livro que se enquadra dentro da fantasia histórica, e onde Sónia Ferreira pegou num período da nossa História que é pouco abordado, o povo Lusitano. Sim, é verdade, esse povo guerreiro, que foi o que mais frente fez ao Império Romano, e que são os nossos antepassados.
Através da narrativa apaixonada da Sónia, vamos conhecendo um pouco melhor os seus costumes e até os seus Deuses (quem quiser saber um pouco mais sobre a mitologia lusitana pode espreitar aqui, um link muito útil que a Shadow Frozen partilhou connosco).
A par desta linha narrativa, temos também uma acção passada no final do século XIX, em Torredeita, na zona de Viseu. Confesso que, inicialmente, fiquei um pouco perdida com este arco narrativo, mas facilmente fiquei também agarrada a estas personagens.
Apesar de, inicialmente, acharmos que a narrativa se desenvolve mais lentamente, a verdade é que li o livro num ápice. A Sónia está de parabéns pois conseguiu criar uma história bem desenvolvida e que é, por si só, uma grande homenagem a este povo, os Lusitanos, e que tanto lutaram e que pouco são abordados na nossa literatura.
E, não querendo pressionar a autora, mas acredito que, todos os que lerem este livro, ficam a ansiar pela continuação, já que este é o primeiro livro de uma trilogia.
Se gostam de fantasia, se gostam de novos autores portugueses, se gostam de boas histórias, histórias essas, tão nossas, então leiam Mors-Amor!

 


Livro lido para os projectos #Lusiteratura, #Leiturtugas, #Marçoleiturasnofeminino e #Lermulheres2021

Sem comentários:

Enviar um comentário