sábado, 20 de março de 2021

[Opinião] Zalatune de Nuno Gomes Garcia

 

Zalatune
Título: Zalatune
Autor: Nuno Gomes Garcia
Editora: Manuscrito
Classificação: 4 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

Ínsula é uma ilha no Mediterrâneo onde, após uma pandemia, fecharam o país ao exterior e foram implementadas medidas para o “bem-estar” dos cidadãos. Apesar do novo regime político ser “totalmente transparente”, notamos que existem medidas muito duras e restritivas, e pretendem também expulsar todos os imigrantes.
Devo dizer que senti que caí de pára-quedas na história, sem perceber muito bem o que tinha acontecido, mas à medida que ia avançando, ia compreendo melhor o pano de fundo e a dinâmica social e política.
É uma história extramente interessante e onde vamos percebendo que vivem num regime que não é tão transparente assim e como as coisas estão a ser “manipuladas”. E, apesar de distopias, podemos fazer ligações com a nossa actualidade e tentarmos aprender com os erros.
No entanto, houve algo que me retirou prazer desta leitura. A escrita acaba por ser um pouco “trabalhada” demais, o que tornou a leitura menos acessível. Mas esta escrita “trabalhada” vai sendo intercalada com algumas expressões mais “corriqueiras”/calão.
Senti também que ficou algo por explicar relativamente a Zalatune mas gostei mesmo bastante com as questões políticas e sociais que o autor abordou.
Mas, no geral, fiz uma grande leitura e achei o mundo criado muito realista e que se enquadra muito bem na nossa actualidade.

 

Livro lido para os projectos #Lusiteratura, #Leiturtugas

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário