sexta-feira, 21 de maio de 2021

[Opinião] A incrível história de António Salazar de Marco Ferrari

 

A incrível história de António Salazar, o ditador que morreu duas vezes
Título: A incrível história de António Salazar, o ditador que morreu duas vezes
Autor: Marco Ferrari
Editora: Objectiva
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

Não costumo ler muita não-ficção mas há temas que acho que são importantes e que os devemos ler, para recordarmos e não voltarmos a cair nos mesmos erros. E foi um dos motivos pelo qual fiquei muito curiosa com este livro.
Além de importantíssimo, este é um livro riquíssimo e cheia de informações bem pertinentes.
Vou começar por explicar um pouco o título, "que morreu duas vezes". O autor refere-se à queda da cadeira, que em 1968, lhe provocou um hematoma intracraniano e do qual, apesar de ter sido operado, nunca recuperou, sendo até referido no livro como "morto-vivo". E, a segunda vez, a sua verdadeira morte, já em 1970.
O autor fez um fantástico trabalho de investigação. Aborda também o período instável que foi a nossa Primeira República, de modo a contextualizar-nos melhor a "estabilidade" do governo de Salazar. E, depois, claro, aborda todos os temas fulcrais e pertinentes da ditadura.
Não podemos cair na ilusão. Temos que perceber que Salazar tornou Portugal num país ainda mais atrasado, rurais, fechado ao exterior, muito à custa das condições da classe mais pobre. E tudo isto num clima de repressão constante, torturas, perseguições, prisões, mortes. A PIDE, a Guerra Colonial, Tarrafal, Prisão de Caxias, o autor não nos poupa nas descrições e, é impossível ficarmos indiferentes a tudo o que fez feito, neste nosso "cantinho" e num passado recente.
Um livro importantíssimo e que deverá ser lido por toda a gente para que não voltarmos a acreditar em ilusões de "associações de homens de boa vontade".



Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário