domingo, 4 de junho de 2023

20 anos da Saída de Emergência


 A editora Saída de Emergência faz, este ano, 20 anos e quis fazer esta pequena homenagem pois é uma editora pela qual sinto imenso carinho.

Primeiro porque foi a editora que apostou em força na fantasia e que me fez conhecer e apaixonar por tantos excelentes autores deste género que era o “parente pobre” da literatura: Anne Bishop, Robin Hobb, Jacqueline Carey, George R. R. Martin e Brandon Sanderson.

Ainda sou do tempo em que as encomendas feitas pelo site da editora eram enviadas a contra-reembolso. Sim, isso mesmo, enviavam os livros para casa e tínhamos de pagar no momento da entrega (muito mais prático agora com o pagamento online).

Tinham também uma excelente forma de cativar os leitores, a campanha 2=3. Comprávamos dois livros e depois escolhíamos de oferta um terceiro livro. O “senão” era que a nossa escolha para o livro de oferta era muito mais limitada do que actualmente, julgo que tínhamos à escolha 4 ou 6 (já não tenho bem a certeza) livros, que ia variando (pouco) cada mês.

Acreditem que havia meses que, para mim, era muito complicado escolher. E sabem porquê? Porque já os tinha praticamente todos, tal era a minha quantidade de encomendas 😅  Esta campanha estava também em vigor na Feira do Livro de Lisboa (FLL).

E por falar na FLL, ainda me lembro das primeiras vezes que fui à vossa banca. Nos primeiros anos em que comecei a ir (estamos a falar de 2006 ou 2007), estava sempre lá uma senhora supersimpática e que falava com imensa paixão sobre os livros. Se não estou em erro era familiar (mãe, talvez) do editor. Pelo menos tenho ideia que alguém ter, há uns bons anos, falando sobre isso.

Deve ter sido em 2009 em que me iniciei com Anne Bishop. Toda contente, comprei O Anel Oculto e Teias de Sonhos a pensar que eram os primeiros do mundo das Joias Negras. Claro que depois fui “obrigada” a trilogia 😂.

Já antes, em 2008 tinha ficado a conhecer George R. R. Martin e os livros das Crónicas de Gelo e Fogo.

 

Mas não é só de fantasia que a Saída de Emergência alimentou o meu “vício”. Também tem romances históricos, romances românticos e até não-ficção.

 

Sei que o texto já vai longo mas quero ainda falar da Revista Bang! e de como nos faz aumentar a nossa wishlist.

Depois de alguns anos sem a ler, trouxe da FLL o exemplar que saiu agora em Maio e foi, sem dúvida uma grande leitura. E tenho de confessar que me aguçaram, e muito, a minha curiosidade para ler GILD e A Maldição das Santas. Não sei se vou conseguir resistir muito tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário