sábado, 3 de junho de 2023

FLL vs Futebol

 


Há uns dias vi duas ou três pessoas partilharem um vídeo no Instagram de alguém que estava a fazer a piada sobre, no dia em que o SLB foi campeão, a Feira do Livro de Lisboa (FLL) ter fechado mais cedo.

A suposta piada falava das pessoas que estavam chateadas porque já não poderiam ir comprar imensos livros, como se não houvesse mais local nenhum onde comprar livros.

Compreendo que o autor usou a piada de nós, livrólicos, querermos sempre mais livros mas, confesso, não consegui achar piada.

No meu ponto de vista não se trata só do facto que, obviamente, haver mais locais onde comprar livros.

Estamos a falar do maior evento literário do país e onde as editoras e as outras bancas pagam para lá estar. E fechar, num sábado, logo o primeiro sábado do evento, acredito que teve um grande “rombo” financeiro para quem está na FLL – editoras e outras bancas.

Temos ainda a questão dos eventos e sessões de autógrafos que estavam já marcadas e que tiveram ou de ser canceladas ou reagendadas. O que acredito não deve ter sido nada fácil para as editoras. Havia até sessões com autores internacionais!

Para além disso, há sempre quem não more na zona de Lisboa mas que organiza a sua vinda à FLL, o que incluir gastos em viagens e até alojamento marcado. Alguém destas condições, que já tivesse programado a sua vinda para o fim-de-semana de 27 e 28 de Maio, ficou prejudicado pois não pode usufruir da experiência “sem cortes”.

 

Compreendo também a questão da segurança, mas, para mim, teria feito mais sentido terem alterado o horário do jogo para a noite. É certo que a FLL teria, na mesma, que encerrar antes da hora habitual, mas conseguiríamos ter mais umas 2h ou 2h30 de programação, o que poderia minimizar um pouco mais os problemas.

E, verdade seja dita, porque é que o futebol é mais prioritário do que a cultura?

 

E sim, já sei que o encerramento oficial da FLL foi adiado de dia 11 para 13 de Junho mas, mesmo assim, não sei se um feriado municipal e uma possível ponte (também municipal) poderão compensar os danos de um sábado. Espero que sim.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário