quinta-feira, 13 de maio de 2010

Meme de Hábitos de Leitura

Vi o post da Canochinha, na Estante de Livros e como achei uma excelente ideia , resolvi partilhas também os meus hábitos =P

Petis­cas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favo­rito?
Sim, bolachas, chocolates, gelados, suspirinhos… enfim, se tenho fome, como eheheh chego ao cúmulo, quando não consigo largar o livro e estou sozinha, leio enquanto almoço e janto (isto soa a maluquinha, mas o que é que se pode fazer LOLOL)

Qual é a tua bebida pre­fe­rida enquanto lês?
Água, chá, leite com chocolate… é conforme a vontade =)

Cos­tu­mas fazer ano­ta­ções enquanto lês, ou a ideia de escre­ver em livros horroriza-te?
Não costumo escrever nos livros, mas houve uma altura na minha adolescência que sublinhava a lápis, enquanto lia, as passagens que mais gostava. Mas agora já não sou capaz de fazer isso.

Como é que mar­cas o local onde ficaste na lei­tura? Um mar­ca­dor de livros? Dobras o canto da página? Dei­xas o livro aberto?
Uso sempre um marcador de livros. Ou um de madeira que a minha irmã me fez ou um de cartão que a minha mãe me ofereceu e que diz "Eu adoro este livro".

Fic­ção, não-ficção, ou ambos?
A grande maioria do que leio é ficção, mas de vez em quando (muito raramente, mea culpa) também leio não-ficção.

És do tipo de pes­soa que lê até ao final do capí­tulo, ou páras em qual­quer sítio?
Sempre que possível gosto de ler até ao fim do capítulo ou pelo menos até às divisões internas de cada capítulo. No entanto, há livros que têm capítulos/divisões muito extensas e aí não é possível ler até ao fim.

És lei­tor para ati­rar um livro para o outro lado da sala ou para o chão quando o autor te irrita?
Atirar o livro par ao chão nunca me aconteceu, mas se a leitura não me prende, acabo por o pôr de lado.

Se te depa­ra­res com uma pala­vra des­co­nhe­cida, páras e vais pro­cu­rar o seu sig­ni­fi­cado?
Não, normalmente tento tirar o seu sentido consoante o contecto onde está inserida. Mas já me aconteceu ser uma palavra que aparece muitas vezes e aí fui procurar no dicionário ;-)

O que é que estás a ler actu­al­mente?
O Décimo Terceiro Conto de Diane Setterfield .

Qual foi o último livro que com­praste?No último dia que fui à feira do livro comprei 10, sendo que no último stand onde me "desgracei", comprei "O Presságio de Fogo" de Marion Zimmer Bradley e "A Cidade Perdida" de James Rollins.

Lês só um livro de cada vez, ou con­se­gues ler mais que um ao mesmo tempo?
Só costumo ler um livro de cada vez. Apesar de já ter andando a ler dois ao mesmo tempo, não me consegui organizar lá muito tempo, pois lia mais um do que o outro.

Tens um lugar/altura do dia pre­fe­rido para ler?
Leio sempre que tenho vontade e claro que possa.
Por hábito leio à noite, depois de almoçar e até entrar novamente ao trabalho… e, como já disse na primeira pergunta, também chego a ler enquanto almoço e janto.

Pre­fe­res livros incluí­dos em séries ou inde­pen­den­tes?
Gosto dos dois. Existem série e livros únicos que amo.

Existe algum livro ou autor espe­cí­fico que este­jas sem­pre a reco­men­dar?
Sim.
- Fantasia: Trilogia Sevenwaters de Juliet Marillier
- Romance Histórico: os livros da Philippa Gregory
- Romance: Rebecca de Daphne du Maurier e A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón


Como é que orga­ni­zas os teus livros?
Da última vez que organizei as estantes, arrumei-os por autor, mas entretanto como já comprei muitos mais, vou arrumando onde tenho espaço nas estantes =P

Sem comentários:

Enviar um comentário