quarta-feira, 13 de julho de 2011

As Dez Figuras Negras - Agatha Christie

 Dez desconhecidos, que aparentemente nada têm em comum, são atraídos pelo enigmático U. N. Owen a uma mansão situada numa ilha da costa de Devon. Durante o jantar, a voz do anfitrião invisível acusa cada um dos convidados de esconder um segredo terrível, e nessa mesma noite um deles é assassinado.
A tensão aumenta à medida que os sobreviventes se apercebem de que não só o assassino está entre eles como se prepara para ir atacando uma e outra vez…
O que se segue é uma obra-prima de terror. À medida que cada um dos hóspedes é brutalmente assassinado, as suas mortes vão sendo “celebradas” através do desaparecimento de uma de dez estátuas, as “dez figuras negras”.
Restará alguém para um dia contar o que de facto se passou naquela ilha?

Em As Dez Figuras Negras, a Ilha do Negro, local sombrio e desde sempre povoado de mistérios, é palco de uma estranha e implacável forma de justiça, na qual as vítimas se encontram encurraladas pelas circunstâncias e o agressor é invisível e omnipresente. Na colecção das Obras de Agatha Christie iniciada por Edições ASA, este é o primeiro romance em que não figura nenhum detective ou personagem determinante para a (surpreendente) solução dos crimes. 

_______________________________________________________________


Supostamente deveria ter lido este livro em inglês no meu 11ºano, mas na altura não passei do primeiro capítulo =P
Este livro tem a característica de não existir numa espécie de detective a tentar descobrir quem é o culpado.
Temos 10 pessoas, numa ilha, onde todos receberam cartas misteriosas de U.N.Owen, a convida-los ou a passar uns dias ou a trabalhar.
Misteriosamente, o anfitrião não se encontra na ilha e além de estarem isolados, são acusados de serem culpados na morte de alguém.
As personagens vão sendo assassinadas consoante uma lengalenga infantil e outro facto misterioso é existirem 10 figurinhas negras, em cima da mesa, em que à medida que cada um deles vai sendo assassinado, as figuras vão desaparecendo.
Uma história cheia de suspense, em que o leitor sente a “aflição” das personagens, enquanto assistem à morte de cada um, não sabendo quem será o próximo alvo nem quem será o culpado.
O final é sem dúvida excelente e que nos faz nos surpreende pela criatividade da autora.
Muito, muito bom =)

4 comentários:

  1. Só tenho lido coisas boas acerca deste livro. Mas também, Agatha Christie é sinónimo de genialidade, por isso não se esperava menos...
    Obrigada pela crítica, deixou-me ainda mais curiosa.

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nada desta escritora, apesar de saber o tipo literário que é. Gostei da tua opnião sobre o livro.
    Beijinho
    Boa leitura;)

    ResponderEliminar
  3. Já li este livro em tempos, há tanto tempo que nem me lembro como acaba. Se calhar está na altura de o reler ;)

    ResponderEliminar
  4. Ja li mais de 20 da agatha. Este livro faz parte do meu top3.

    Simplesmente brilhante.



    silenciosquefalam.blogspot.com

    ResponderEliminar