quarta-feira, 8 de julho de 2015

Divagando #4: Eu e a Feira do Livro de Lisboa



Sei que a Feira do Livro de Lisboa (FLL) de 2015 já terminou há quase 15 dias mas tenho andado a adiar escrever este post por preguiça =P
Achei que poderia ser interessante/engraçado partilhar algumas das minhas recordações da FL.

A minha primeira ida à FLL terá sido em 1986, em que tinha cerca de 4 anos e meio e muito provavelmente no Dia da Criança (a minha mãe não me conseguiu confirmar). É certo que passados quase 30 anos tenho apenas vagas memórias mas que apenas de ténues, estão cá =)
Recordo-me de estar junto a uma barraquinha quadrada, do género daquelas que se vivam em quermesses com rifas. E de árvores e sombra.
(eu avisei que eram memórias muito vagas)
Mas lembro-me também dos livros que os meus pais me compraram. Uma colecção de 6 livros e que na sua compra, ofereciam dois posteres (um com uma menina e outro com um menino) e um marcador da Lilibeth.
Infelizmente os posteres não resistiram  mas ainda tenho os livros (ver foto abaixo)

Livros Colecção As Crianças e a Fábula


Haviam de passar 10 anos até voltar à feira e terá sido em 1996, no ano em que resolveram realizar a FLL no Terreiro do Paço e também num Dia da Criança. E desta vez, mas crescida, as memórias são mais sólidas.
Achei o espaço pequeno para tanta barraquinha, todas muito junto uma das outras e sempre ao sol. E desta vez, a minha tia-avó comprou para me oferecer um livro sobre educação sexual.

E terá sido em 2006 ou 2007 quando voltei a ir à FLL e num ano em que havia umas obras junto à parte inferior do Parque Eduardo VII e a feira só começava algures a meio do parque.
Foi também a partir desse ano, que comecei a frequentar a FLL todos os anos. Algures em 2008 ou 2009 comecei a ir à FLL a encontros com outros amantes de livros, nomeadamente nos que eram organizados pelo extinto fórum Estante de Livros (mas a Célia ainda mantém o blogue) e que ainda hoje mantenho contacto com algumas destas pessoas fantásticas e algumas delas fazem parte do Twitgang =D
É certo que este ano (e julgo que o ano passado também) só fui uma vez à FLL mas adoro lá andar! É tão bom ver as barraquinhas, ver os livros e ver tanta gente entusiasmada a passear por lá.
Acho o Parque Eduardo VII um excelente local para a realização da FLL. É certo que tem uma ligeira inclinação mas em passo de passeio não custa nada. E tem uma vista fantástica sobre o rio. E mesmo nos dias de mais calor, estando de costas para o Marquês, o lado esquerdo da feira é muito mais agradável de se passear, devido à sombra.

Sobre a data de realização da FLL adoro o período que voltaram a escolher (final de Maio a meio de Junho).
Isto porque, era neste período que decorria a FLL e em simultâneo com a Feira do Livro do Porto e, se não estou em erro, só abria a meio da tarde, excepção para o Dia da Criança, que abria de manhã. No entanto, durante uns anos, a APEL resolveu alterar a data da feira para o final de Abril a meio de Maio, para depois desmontarem os stand e deslocarem-nos para o Porto.
Mas porque gosto da feira a começar no fim de Maio? Porque, e apesar de o tempo nos reservar sempre surpresas, por norma, neste período o tempo começa a ser mais agradável para passear, com o tempo mais quente e mais convidativo (ok, às vezes há dias com calor a mais, mas nem tudo é perfeito =P ).

Uma evolução bastante positiva é o horário, principalmente pela aposta em abrir a feira ao final da manhã. Nos últimos 2/3 anos tenho ido logo à abertura e, para mim, tornou-se a altura ideal para andar por lá. Ainda não anda lá muita gente, o que nos permite ver os stands com atenção e sem encontrões, como também ainda não está tanto calor como por exemplo às 15h.
Muito positivo também é a aposta nas infraestruturas de apoio, como é o caso da diversidade de participantes com comida mas também, e muito importante, as casas de banho patrocinadas pela Renova. A sério, é mesmo muito bom terem evoluído das casas de banho químicas para estas em contentores e espero que as continuem a manter.

E já que estou numa de falar sobre a FLL, aproveito para partilhar algumas ideias de melhoria:

* A Hora H é fantástica! No entanto, o horário das 22h-23h, julgo eu, é um pouco restritivo às pessoas que ou morem em Lisboa e/ou tenham viatura própria. Isto porque, nem todos temos transportes públicos para irmos à feira nesse período.
Portanto, porque não criar um outro período de Hora H (mantendo também o horário habitual durante a semana), por exemplo aos fim-de-semana das 11h às 12h?
Atrairia mais pessoas à abertura (ok, deixaria de ser uma hora em que se poderia ver as coisas com calma =P ) e também era uma forma de incentivar mais pessoas a almoçar pela feira.

* Aspersores. Quem foi à FLL deve ter reparado que no Espaço Leya existia uma espécie de borrifos e que ajudava a combater um pouco o calor (se bem, que estavam um bocadinho altos demais). Mas julgo que a APEL poderia apostar em algo do género, principalmente do lado direito, visto ser o lado com menos sombra.

*Stands um pouco mais afastados dos bancos de jardim. É certo que existem alguns bancos em que é possível sentar mas vi alguns que estavam literalmente "colados" aos stands. Mesmo sendo um passeio, os visitantes, e falo também por experiência própria, também gostam de se sentar um pouco a descansar, principalmente à sombra ;)


Adoro a FLL e confesso que já estou a pensar na de 2016 =P E espero ter melhores condições para a aproveitar ainda mais =D

E vocês, também têm algumas lembranças da FLL? Costumam ir todos os anos?
Contem-me coisas =)

10 comentários:

  1. Olá Tita,
    Adorei o teu texto sobre as tuas lembranças da feira do livro, eu também tenho ou melhor tinha aqueles livrinhos, os primeiros que te compraram na feira do livro, mas os meus sobrinhos apoderaram-se deles para os ler e ainda bem pois assim a leitura passou para outra geração.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Gostaste? A sério? Que bom! Tinha ideia de fazer este post já há algum tempo mas tive também algum receio por ter lembranças mais vagas.
      Também tinhas a colecção? Que giro =) E sim, é muito bom passar a leitura a outra geração... eu ainda estou à espera de sobrinhos para poder "plantar o vício" ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita
    Como sou um pouco de longe, nunca lá fui, nunca calhou ir a Lisboa nessa época. Mas tenho pena.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Quem sabe um dia consegues vir. Estou certa que ias adorar! =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Oi oi Tita,eu sou da zona de castelo branco em portugal e tambem nunca tive oportunidade de ir à feira do livro em lisboa!! Acho oportunidades excelentes na feira do livro mas,infelizmente,nunca tive essa oportunidade,beijinhos,excelente semana e até breve!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra!
      Talvez um dia consigas vir à feira do livro de Lisboa e sim, encontra-se boas oportunidades =)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ah, o encontro do cheesecake, que saudades :D
    Adoro a Feira do Livro. Não me lembro da primeira vez que lá fui ou o que me compraram, mas sei que tenho por ler livros que comprei na Feira em 2008 :)
    Tenho ido todos os anos desde que comecei a trabalhar, e mais recentemente gosto sempre de ir com pessoas que conheci via internet que gostam de ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh pois foi, o nosso primeiro encontro teve o delicioso cheesecake =D Foi bem giro!
      Já não sei bem que livros tenho por ler comprados na feira mas já nem me lembro do ano =P
      Também tenho ido todos os anos e é óptimo! E é bom andar por lá com pessoas que gostam de ler, apesar de nos últimos anos, não ter conseguido ir aos encontros. De qualquer modo, andar na feira é sempre bom =D
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Tita
    Eu fui este ano pela primeira vez e andei o ano todo a querer ir porque me pegaste o bichinho o ano passado no curso de fiscalidade e por isso poupei desde janeiro já que trabalho. Fui uma vez para fazer o "reconhecimento", fui outra para a hora h *.* e uma outra porque ia ver as marchas populares e "ficava a caminho" visto que o autocarro para no marquês. Enfim: 6 livros para mim, 3 para oferecer e um para pintar. ahhhh mais um postal :)
    Já comecei a lista dos livros com mais de 18 meses para o ano :D
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia!
      Ahhh que bom que te "convenci" =D
      E ainda por cima cosneguiste ir à hora h!! A feira é fantástica e eu sabia que ias gostar =D
      E também já estou a pensar na próxima eheheh
      Beijinhos

      Eliminar