quinta-feira, 19 de março de 2020

[Opinião] Os Ovos Azuis da Serpente de Roberto Marcos


Os Ovos Azuis da Serpente

Título: Os Ovos Azuis da Serpente
Autor: Roberto Marcos
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Há uns tempos fui contactada pelo autor a perguntar se estaria interessada em ler o seu livro e, após ter visto algumas opiniões em vídeo, decide aceitar. No entanto, confesso, que não fazia ideia do tipo de história, nem do género.
Conhecemos quatro personagens - Bella Flor, Benjamin, Bizet e Bento - que vivem todos no mesmo prédios, em andares diferentes mas que não se relacionam entre si, sendo que o único que tem contacto com as personagens, é o porteiro/zelador do prédio. Para além disso, as quatro personagens viviam na mesma terra, o que confesso, achei estranho não se relacionarem.
A própria narrativa não me prendeu pois é uma história densa, muito descritiva, e a ausência de diálogos também dificultou o meu ritmo de leitura, e a proximidade das personagens, já que são mesmo muito poucos os diálogos que encontramos no livro.
Outra dificuldade, para mim, foi ser uma história focada unicamente na vida destas quatro personagens, onde ficamos a conhecer os seus passados e até presente, mas onde não temos "algo mais", como por exemplo, um mistério a desvendar, já que, não sei porquê, mas achei que esta fosse uma história policial ou algo parecido. É certo, que o autor nos dá a conhecer a história das personagens e, chegada ao final, percebi a sua importância, mas, para mim, tornou-se uma leitura maçadora e até cansativa, ter tanta informação. Pois, foram várias as vezes que me senti-me confundida, mas também desconfio que poderá ser essa a intenção do autor, para nos tentar fazer "encaixar as peças do puzzle" mas, para mim, não resultou.
No entanto, posso dizer que achei o final espectacular e que lhe valeu as 3 estrelas (pois, se fosse pelo desenrolar da leitura, seria uma classificação inferior), e que acaba por fazer todo o sentido, mas realmente, a construção até lá, não funcionou comigo.

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pelo autor, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário