quarta-feira, 7 de outubro de 2020

[Opinião] O Último Comboio para a Liberdade de Meg Waite Clayton

 

O Último Comboio para a Liberdade
Título: O Último Comboio para a Liberdade
Autor: Meg Waite Clayton
Editora: Harper Collins
Classificação: 5 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)


Já sabem que gosto muito de ler sobre a 2ª Guerra Mundial e, por isso, fiquei mesmo muito curiosa com este livro.
Acompanhamos a história através de três protagonistas diferentes, dois ficcionados e uma personagem real.
Temos então, Stephan Neuman, um jovem de quinze anos, pertencente a uma família judia, que têm um fábrica de chocolates e que ambiciona ser escritor; Žofie-Helene, que se torna a sua melhor amiga, é uma génio da matemática, cristã e a sua mãe é jornalista e escreve artigos contra o regime nazi; e por último temos Geertruida Wijsmuller, conhecida por Truss, ou Tante Truss, uma mulher holandesa e que fez parte da resistência e arriscou a sua vida para salvar crianças judias.
A história vai alternando entre estes três personagens, como também vamos tendo excertos das notícias escritas pela mãe da Žofie-Helene, o que nos vai dando uma perspectiva mais política da situação em Viena. E é-nos contada em capítulos curtos, o que nos permite ir avançando rapidamente na leitura mas também perceber o rápido e assustador domínio do nazismo e como a vida dos judeus vai mudando rapidamente.
Impressionante a coragem de Truss, que arrisca a sua própria vida em prol dos outros, de crianças que nem conhece. Deixou-me arrepiada e tantas vezes com o "coração nas mãos" a temer, não só por elas mas também pelas crianças.
Inicialmente, Truss começa por fazer pequenas viagens, trazendo três ou quatro crianças, no entanto, tudo muda com o chamado Kindertransport de Viena e onde Adolf Eichmann lhe dá autorização para retirar da Áustria 600 crianças, num muito curto espaço de tempo. Não 599, não 601, mas sim o exacto número de 600 crianças, em pouquíssimos dias. E temos então um relato incrível sobre Kindertransport de Viena e a dedicação de Truss a salvar tantas crianças judias das mãos dos nazis.
Personagens cativantes e heróis, não só Truss mas também todos os que ajudaram todas as crianças mas, também, os próprios pais que, por amor, decidiram mandar os seus filhos embora.
Um grande livro que mistura factos e personagens reais, com personagens ficcionadas, criando uma história apaixonante.

Livro lido para os projectos #Hol75 e #lererespeitarahistoria

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário