terça-feira, 16 de junho de 2020

[Opinião] A Filha do Barão Célia Correia Loureiro


A Filha do Barão
Título: A Filha do Barão
Autor: Célia Correia Loureiro
Editora: Marcador
Classificação: 4 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

Mariana de Albuquerque é ainda uma menina quando o sei pai, D. João, arranja o seu casamento com Daniel Turner, um inglês que se tornou seu amigo.
Este era o único livro da Célia que me faltava ler e, parece incrível como, sendo um romance histórico, foi o último que li. Acredito que este livro deva ter dado imenso trabalho à Célia pois, sendo um romance histórico, terá exigido muita investigação mas, o resultado final é de grande qualidade e com uma escrita bastante acessível mas tendo o cuidado de ir adoptado uma linguagem mais adequada à época. 
As próprias personagens são muito boas, com uma protagonista que causa impacto, já que tem, apesar de jovem, tem uma personalidade vincada mas que também vai mostrando amadurecimento ao longo da narrativa. E é daquelas personagens que nos parecem tão reais, tão verossímeis já que tem os seus defeitos, não só de carácter mas também físicos. 
Gostei também muito do Daniel, e que fui conhecendo aos poucos e percebendo o quanto ele é boa pessoa. Confesso que inicialmente ainda pensei que seria um "vilão" mas fui agradavelmente surpreendida. 
A mãe, D. Sofia é daquelas personagens que levei o livro todo a odiar mas, e aí tenho que dar o braço a torcer, no final consegui simpatizar um pouquinho com ela. 
E o final, deixa algo em suspenso mas que iremos descobrir em Uma Mulher Respeitável (opinião aqui).

Fiquei muito indecisa quanto à classificação e estive quase, quase a dar as 5 estrelinhas mas ficou-me por umas 4 estrelas bem grandes, pois senti que uma ou outra parte poderiam ter sido um pouco mais abreviadas. 
No entanto, fica a vontade de ler mais romances históricos da Célia.


Livro lido para o meu projecto #Lusiteratura


Sem comentários:

Enviar um comentário